SAÚDE

Esclerose múltipla: causas e sintomas da doença que afeta a atriz Guta Stresser

Apesar de não ter cura, o uso do canabidiol no tratamento tem apresentado resultados satisfatórios e impedido a rápida degradação dos neurônios

Esclerose múltipla: causas e sintomas da doença que afeta a atriz Guta Stresser.
Escrito en SAÚDE el

A atriz Guta Stresser, que ganhou visibilidade nacional com a personagem Bebe na série "A Grande Família", revelou, em entrevista à Veja, que sofre de esclerose múltipla. 

"Tudo teve início em 2020, quando estava participando da Dança dos Famosos, no programa do Faustão. Parecia tudo normal até que, durante os ensaios, eu passava a coreografia e, quando terminava, não lembrava de mais nada, nada mesmo. Não entendia o motivo", conta a atriz. 

Guta Stresser revela que foi procurar um médico quando começou a esquecer palavras do dia a dia. "Comecei a esquecer palavras bem básicas, como copo e cadeira. Se ficava duras horas parada assistindo a um filme na TV, logo sentia dores musculares. Tinha formigamentos frequentes nos pés e nas mãos, enxaquecas fortíssimas e variações de humor", conta. 

A atriz revela como foi o momento logo após receber o diagnóstico. "Feito o exame, recebi enfim o diagnóstico: esclerose múltipla. Perdi o chão na mesma hora. Nem sabia direito o que era aquilo, só que afetava o cérebro, e só isso me soou aterrorizante [...] os especialistas não sabem por que esse processo é desencadeado. O que está comprovado é que atinge os movimentos e a fala. Tive muito medo". 

 

Esclerose múltipla 

 

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica em que o sistema imunológico agride os neurônios, afetando a estrutura e o funcionamento das células que são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. 

Afetada pela esclerose múltipla, os neurônios vão perdendo a capacidade de se comunicar com o cérebro. Esse processo é irreversível e piora com o passar dos anos. 

Por causa disso, a doença é classificada como doença degenerativa e pode ser debilitante, pois, pode afetar todas as áreas o corpo. Os sintomas variam de paciente para paciente. 

 

Causas 

 

Há muitas pesquisas em curso sobre as causas da esclerose múltipla, mas há uma certeza: predisposição genética, com a alteração de alguns genes que fazem parte do processo regulatório do sistema imunológico. 

Alguns fatores de risco da esclerose múltipla: infecções virais severas, exposição excessiva ao sol, longos períodos com níveis baixos de vitamina D, tabagismo e obesidade. 

 

Sintomas 

 

Na primeira etapa a esclerose múltipla pode ser uma doença silenciosa com sintomas que desaparecem naturalmente e não chamam atenção do paciente. 

Porém, os sinais mais comuns são: 

– Visão turva;

– Dificuldade em controlar a urina;

– Fadiga;

– Perda de força muscular;

– Formigamento nas extremidades do corpo;

– Fraqueza;

– Sensação constante de “perna que dorme”;

– Falta de equilíbrio;

– Perda visual;

– Visão dupla;

– Espasmos musculares;

– Dificuldades cognitivas;

– Impotência sexual;

– Tontura ou vertigem; 

– Fala anasalada.

 


Tratamento 

 

Não existe cura para esclerose múltipla, o tratamento tem por objetivo controlar os sintomas do paciente e impedir que a doença evolua ou afete mais neurônios. 

Nos últimos anos, com é o caso da atriz Guta Stresser, o canabidiol (CBD) tem sido utilizado no tratamento para esclerose múltipla e tem apresentado resultados satisfatórios, conforme indica estudo da USP. No Brasil é permitido o uso do CBD para tratar de esclerose múltipla.