ABORTO LEGAL

SUS realizou um aborto legal por semana em meninas de até 14 anos em 2022

Assunto voltou a ser discutido após o caso da menina de onze anos vítima de estupro que engravidou e foi impedida de fazer aborto pela juíza Joana Ribeiro Zimmer

A juíza juíza Joana Ribeiro Zimmer.Créditos: Reprodução/AMC
Escrito en SAÚDE el

Até o mês de abril, 15 garotas com até 14 anos conseguiram fazer a interrupção da gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 2022, ou seja, uma por semana. O aborto legal no país é permitido em três casos: quando a gestação representa risco para a vida da mulher; após estupro/violência sexual; e em situações de feto anencéfalo.

Os dados são do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) e foram obtidos pelo Metrópoles por meio do Datasus. No mesmo período de 2021, foram 45 abortos legais realizados em meninas de até 14 anos; em 2020, 30.

Joana Zimmer

O assunto voltou a ser discutido no país após o caso da menina de onze anos que engravidou após ser vítima de estupro em Santa Catarina e foi impedida de fazer aborto pela juíza Joana Ribeiro Zimmer (foto).

Três procedimentos foram realizados em São Paulo; Minas Gerais e Pará computaram dois, cada. Os estados de Roraima, Amapá, Rondônia, Ceará, Bahia, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul registraram, cada, um caso de aborto legal em crianças de até 14 anos.

Com informações do Metrópoles