ALERTA

Anvisa manda recolher e interditar lotes de remédios com losartana; confira lista

A decisão da agência foi tomada depois da descoberta da impureza “azido” acima dos limites de segurança

Anvisa recomenda que tratamentos não sejam interrompidos.Créditos: Waldemir Barreto/Agência Senado
Escrito en SAÚDE el

Lotes de medicamentos de inúmeras empresas que contêm losartana terão de ser recolhidos e interditados. A decisão é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida é preventiva.

Os remédios anti-hipertensivos contêm a losartana como princípio ativo e são os mais utilizados no país contra insuficiência cardíaca.

A decisão foi tomada depois da descoberta da impureza “azido” acima dos limites próprios de segurança. As impurezas podem aparece ao longo do processo de fabricação e tem potencial mutagênico (propriedade de causar mutações), conforme informou a Anvisa.

A agência orienta para que as pessoas que estejam usando lotes interditados ou recolhidos prossigam com o tratamento. Em caso de dúvida, devem procurar o médico de confiança.

“Continue tomando o seu medicamento de acordo com as orientações do seu médico. Qualquer alteração de tratamento e medicamento só deve ser feita com orientação médica. Somente troque de medicamento quando já tiver o novo lote em mãos, pois a interrupção do tratamento da hipertensão arterial e da insuficiência cardíaca pode produzir maiores malefícios, inclusive risco de morte por derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca”, aponta documento da Anvisa.

Para trocar o medicamento é só entrar em contato com o SAC do laboratório

O paciente pode trocar o medicamento. Basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para se informar, segundo informações do Estadão.

Para conferir se o medicamento usado está na lista dos que têm ordem de recolhimento é só acessar este link. Os que têm ordem de interdição estão disponíveis neste outro link.