SAÚDE

Quais são as vacinas que pessoas com mais de 60 anos precisam tomar? Médico infectologista responde

Em entrevista à Fórum, o médico Marcos Caseiro fala da importância, principalmente nas estações frias, de se tomar vacinas contra doenças respiratórias

Quais são vacinas que pessoas com mais de 60 anos precisam tomar? Médico infectologista responde.
Escrito en SAÚDE el

O médico infectologista Marcos Caseiro esteve no Fórum Onze e Meia desta sexta-feira (03) e falou sobre as doenças que chegam nas estações do Outono e Inverno. Neste período, explica Caseiro, aumentam sobremaneira as doenças respiratórias, principalmente em pessoas com mais 60 anos.  

“Estamos entrando no período do Outono/inverno, que é quando aumenta a incidência de doenças respiratórias, principalmente a influenza, que é gripe, uma doença extremamente grave e que a gente faz vacinação todos os anos”, observa Marcos Caseiro. 

Segundo Caseiro anualmente “80 milhões de brasileiros são vacinados contra a influenza. Para as pessoas terem uma ideia, a gripe infecta 15% da população mundial todos os anos. Então, além das vacinas contra a Covid, as pessoas acima de 60 anos devem receber a vacina contra a gripe e pode tomar ao mesmo tempo: de um lado reforço para a Covid e influenza no outro braço”, diz Caseiro. 

Além disso, o médico Marcos Caseiro chama a atenção para a necessidade de que as pessoas acima de 60 anos de se protegerem contra as bactérias pneumocócicas. 

“As pessoas acima de 60 anos a vacina pneumocócica 23 - a bactéria pneumococo ou Streptococcus pneumoniae é a mais responsável por mortes em pessoas idosas.  São as doenças respiratória de baixo. Todo indivíduo acima de 60 anos tem que tomar vacina contra a Covid, influenza anualmente e a cada 5 anos a vacina pneumococo Pneumevid 3. Essas três vacinas são fundamentais. E a cada 10 anos, todo mundo deve tomar reforço para tétano e icterícia. Essas vacinas são contínuas. Há também uma indicação para quem tem mais de 60 anos, que é a vacina herpes-zóster”, explica Caseiro. 

Por fim, o Marcos Caseiro reforça o uso de máscaras e a importância da vacinação. “As vacinas e as máscaras é o possível que nós temos para fazer. Importante continuar a utilizar a máscara como medida de proteção individual e de proteção aos outros”.