ROL DA ANS

VÍDEO: Marcos Mion, pai de autista, convoca para ato contra mudança nos planos de saúde; entenda

Julgamento se cláusula que restringe as coberturas do plano de saúde, àquelas elencadas no rol da ANS, é ou não abusiva, é retomado nesta quarta-feira

Marcos Mion.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en SAÚDE el

O apresentador da Globo, Marcos Mion, que é pai de autista, gravou um apelo nesta terça-feira (7), em suas redes sociais, convocando mobilização em torno do julgamento do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que será retomado nesta quarta-feira, a partir das 14h, pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com Mion, essa é uma causa que não afeta só a comunidade autista, mas todo mundo que depende de um plano de saúde. “se o resultado do julgamento for taxativo e não exemplificativo como é hoje, os planos de saúde vão simplesmente usar essa lista que vai ser criada, que é o rol de procedimentos, como lei. Ou seja, qualquer tratamento, procedimento que não estiver nessa lista, vai ser negado por lei”.

“E são muitos, terapias que são fundamentais pra que os autistas e outras pessoas com deficiência possam evoluir. Sem falar de exames super importantes pra pessoas com doenças raras ou até mesmo com câncer”, alertou.

Entenda o julgamento

A questão a ser decidida pela turma é se a cláusula que restringe as coberturas do plano de saúde, àquelas elencadas no rol da ANS, é ou não abusiva. A autora do recurso, Unimed Campinas, questiona uma decisão da 3ª Turma do STJ que a obrigou a custear tratamento fora do rol da ANS, por entender se tratar de lista com caráter meramente exemplificativo.

Até agora, dois votos foram proferidos no julgamento do rol da ANS: o relator, Luis Felipe Salomão, votou para que o rol seja taxativo, enquanto Nancy Andrighi votou para que o rol da ANS seja exemplificativo.