EMERGÊNCIA GLOBAL

Varíola dos Macacos: Brasil tem primeira morte confirmada pelo Ministério da Saúde

O óbito foi registrado em Uberlândia (MG); estado de São Paulo registra os primeiros casos em crianças

varíola dos macacos.Créditos: NAID/Divulgação
Escrito en SAÚDE el

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte causada pela Varíola dos Macacos no Brasil. O óbito foi registrado na cidade de Uberlândia (MG) e, segundo o informe da pasta, era um homem com baixa imunidade. 

Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças. O estado paulista é a região que concentra o maior número de infectados, com 744 ao todo. 

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, publicada nesta quarta-feira (27), o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal. 

 

Varíola dos macacos: "Avanço do vírus no Brasil é muito preocupante", diz OMS

 


A líder técnica da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à varíola dos macacos, Rosamund Lewis, declarou nesta terça-feira (26), durante entrevista coletiva, que o avanço do vírus no Brasil é "muito preocupante". 

"Certamente é muito preocupante para países como o Brasil, que é um país grande, de população tão grande, geograficamente grande, e agora também relatando um número significativos de casos", disse Rosamund. 

Além disso, a representante da OMS também atentou para o fato de que pode estar ocorrendo uma subnotificação de casos por falta de testes e pediu que as autoridades brasileiras atuem de acordo com a emergência sanitária de interesse internacional, decretada pela Organização Mundial da Saúde no último sábado (23). 

 

OMS declara Varíola dos Macacos emergência global

 

A varíola dos macacos foi declarada neste sábado (23), como emergência de saúde global pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Já foram relatados mais de 16 mil casos em 75 países, de acordo com o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, segundo a BBC.

"Decidi declarar uma emergência de saúde pública de alcance internacional", disse Tedros em entrevista coletiva, afirmando que o risco no mundo é relativamente moderado, exceto na Europa, onde ele é alto.

Tedros informou ainda que, com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão.