SURTO

Varíola dos Macacos: Brasil tem 76 casos confirmados em sete estados

Rio de Janeiro e São Paulo são as regiões com mais registros da nova varíola; Amazonas e Santa Cantarina investigam casos suspeitos

Varíola dos Macacos: Brasil tem 76 casos confirmados em sete estados.
Escrito en SAÚDE el

O Ministério da Saúde revelou neste domingo (3) que o Brasil tem 76 casos confirmados de Varíola dos Macacos. De acordo com a pasta, sete estados notificaram infecções. 

Os casos confirmados são: um no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois em minas em Minas Gerais, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo. O Amazonas e Santa Cantarina investigam casos suspeitos. 

A pasta afirma que segue em articulação direta com os diretos por meio da Sala de Situação e CIEVS Nacional, para monitorar os casos e rastrear as pessoas que tiveram contato com os infectados. 

 

Sintomas 

 

Os primeiros sintomas da Varíola do Macaco são febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas costas, inchaço nos linfonodos, exaustão, calafrios e bolinhas que aparecem no corpo inteiro (principalmente no rosto, mãos e pés) e evoluem para crostas. 

Transmissão 
Ainda não está claro para as agências de saúde e controle de doenças como se dá a transmissão, há duas principais hipóteses: por relações sexuais e por meio de aberturas/feridas no corpo.

As autoridades sanitárias da Grã-Bretanha reiteraram as suspeitas de que as infecções pela varíola do macaco estariam ocorrendo por via sexual, aconselhando a todos que redobrem os cuidados em suas relações e que usem sempre preservativos.


Segundo o CDC, a transmissão pode se dar: 

 

- Gotículas do vírus 

- Contato direto com lesões ou fluídos corporais de uma pessoa infectada 

- Contato indireto por meio de roupas ou lençóis contaminados 

 

Prevenção


 
De acordo com o CDC existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir a infecção da varíola dos macacos:

- Evitar contato com animais que possam abrigar o vírus 

- Evitar o contato com qualquer material como roupas de cama que tenha tido contato com pessoas infectada

- Isolar os pacientes 

- Higienização das mãos 

- Utilização de máscaras 

 

Tratamento 


 
Ainda não há um tratamento específico para a varíola do macaco, mas segundo a CDC a vacina existente contra a varíola pode ser usada e ela é até 85% eficaz.

 

Com informações da CDC