EPIDEMIA

Varíola dos Macacos: “Estamos em um surto epidêmico”, diz Drauzio Varella

O médico também afirma que a reação do Ministério da Saúde diante da nova varíola “está muito devagar”

Varíola dos Macacos: “Estamos em um surto epidêmico”, diz Drauzio Varela.Créditos: Reprodução/ redes sociais / YouTube
Escrito en SAÚDE el

O médico Drauzio Varella declaro em entrevista à Globo News que a reação do Ministério da Saúde diante da Varíola dos Macaco "está sendo lenta". 

"Veja o que aconteceu no Brasil. A doença chegou em maio, nós já temos mais de 1.000 pessoas infectadas. Nós estamos em um surto epidêmico e acho que estamos, pra variar, reagindo devagar", criticou Varella. 

Drauzio Varella também declarou que o governo brasileiro deve trabalhar para conseguir vacinas contra a varíola humana, que foi declarada extinta em 1980 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois, ela pode ser usada contra a varíola dos macacos, que ainda não tem uma vacina específica. 

"Essa varíola [dos macacos] é igual àquela [varíola humana]? Não, não é igual. Mas o vírus é muito parecido. O ministério tem que agir ativamente para conseguir vacina, as poucas que existem no mundo. E, como nós vimos para a Covid, nosso ministério não é muito ativo nessa área", criticou. 

O Ministério da Saúde declarou que "articula com a Organização Mundial da Saúde (OMS) as tratativas para aquisição da vacina monkeypox". 


Varíola dos Macacos: Brasil tem primeira morte confirmada pelo Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte causada pela Varíola dos Macacos no Brasil. O óbito foi registrado na cidade de Uberlândia (MG) e, segundo o informe da pasta, era um homem com baixa imunidade. 

Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças. O estado paulista é a região que concentra o maior número de infectados, com 744 ao todo. 

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, publicada nesta quarta-feira (27), o Brasil tinha 978 casos confirmados de varíola dos macacos, em 15 estados e no Distrito Federal.