SURTO EPIDÊMICO

Varíola dos Macacos: Nova York e São Francisco decretam estado de emergência

Nesta semana, EUA e Brasil registraram os primeiros casos de infecção entre crianças

Varíola dos Macacos: Nova York e São Francisco decretam estado de emergência.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en SAÚDE el

As autoridades de Nova York e São Francisco decretaram estado de emergência por causa da disseminação dos casos de Varíola dos Macacos. 

O prefeito de São Francisco declarou ao The Guardian que decretar o estado de emergência vai permitir que as autoridades sanitárias locais mobilizem mais recursos e pessoal para enfrentar o surto. Até este momento, São Francisco tem 261 casos da varíola. 

No entanto, o caso é ainda mais grave no estado de Nova York, que já tem mais de mil casos confirmados. Diante de tal quadro, a governadora de NY Kathy Hochul decretou o estado de emergência. Assim como São Francisco, a política afirmou que a medida vai permitir respostas mais rápidas diante do surto. 

O estado de Nova York recebeu a promessa da gestão federal de que receberia 110 mil doses adicionais da vacina contra a varíola, de um total de 800 mil doses. 

Neste momento, a epidemia da Varíola dos Macacos tem se concentrado entre homens adultos e tal fato tem gerado discussões e discordâncias entre médicos sanitárias sobre como o vírus se espalha. De um lado há aqueles que acreditam que seja sexualmente transmitida e outra parcela dos profissionais da saúde afirmam que o contato pele a pele é suficiente para transmitir a varíola do macaco. 

Os EUA são país com mais casos de Varíola dos Macacos no mundo com mais de 3,4 mil casos confirmados. 

 

Varíola dos macacos em crianças 

 

Os EUA e o Brasil registram os primeiros casos de Varíola dos Macacos em criança. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (29) três casos da varíola dos macacos em crianças. Segundo os órgãos, elas estão sendo monitoradas e não apresentam sinais de agravamento.

Nesta semana os EUA também revelaram dois casos de crianças infectadas pela varíola dos macacos. Assim como no Brasil, os quadros de saúde não se agravaram e elas seguem monitoradas pelos agentes de saúde.

 

Com informações The Guardian, New York Times e Estadão.