SEGURANÇA

Férias de julho: Como se prevenir de acidentes com crianças em casa

Acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil, de acordo com a ONG Criança Segura

Pais devem ficar atentos com crianças em casa.Créditos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en SAÚDE el

Com a chegada do mês de julho e as férias para crianças e adolescentes, os pais devem redobrar atenção, porque o período de recesso escolar é responsável por mudar a rotina familiar, o que faz com que aumentem os perigos de acidentes domésticos.

É no ambiente de casa que os adultos acreditam ser o local mais seguro para as crianças. Porém, existem objetos e situações que acabam representando riscos sérios de acidentes, como queimaduras, envenenamento, afogamento, quedas, cortes, choques e sufocamento.

Os acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Por ano, mais de 3.300 meninas e meninos morrem por essa razão e 112 mil crianças são internadas em estado grave.

Por isso, é fundamental seguir algumas recomendações com o objetivo de evitar acidentes com crianças em casa. Veja as dicas da ONG Criança Segura:

Na sala:

- Pisos escorregadios e tapetes oferecem risco de quedas. O ideal é colocar antiderrapante nos tapetes ou retirá-los do local.

- Usar portões de segurança no topo e na base das escadas. Caso a escada seja aberta, instale redes ao longo dela.

- Instalar redes de proteção em janelas e sacadas.

- Trocar fios elétricos que estejam desencapados e cobrir tomadas com tampas, fita isolante ou colocar móveis na frente.

- Tirar do alcance das crianças objetos pequenos, como botões, moedas e tachinhas, por exemplo. Durante uma das primeiras fases do desenvolvimento, quase tudo que a criança pega leva à boca.

- Cuidado com cortinas ou persianas com cordas, que podem provocar perigo de estrangulamento.

- Cuidado com quinas. O ideal é ter móveis com quinas arredondadas ou usar protetor.

- Manter móveis longe de janelas e cortinas. Eles podem ser usados para escalar.

- Televisões e outros objetos pesados devem ser fixos, para evitar a queda.

No banheiro:

- O ideal é manter a porta do banheiro trancada ou então deixar a tampa da privada sempre fechada.

- Jamais deixar uma criança na banheira sem a presença de um adulto, nem por pouco tempo.

- Antes do banho das crianças, verificar a temperatura da água para evitar queimaduras.

- Trancar sempre o armário de medicamentos, vitaminas, antissépticos bucais e outros produtos que ofereçam risco de intoxicação.

- Deixar objetos afiados e aparelhos como lâminas de barbear, tesouras e secadores de cabelo fora do alcance das crianças.

Na cozinha:

- Usar as bocas de trás do fogão e, além disso, verificar que cabos de panelas estejam virados para dentro para não serem alcançados pelas crianças.

- Manter sacos plásticos, fósforos, isqueiros, álcool, objetos de vidro, cerâmica e facas fora do alcance das crianças.

- Não usar toalha comprida na mesa de jantar. As crianças podem puxá-la para se apoiar, o que fará com que líquidos e alimentos quentes caiam sobre elas.

No quarto:

- Em quartos com beliche, crianças menores de seis anos devem ficar na parte de baixo. Caso não seja possível, instalar grades nas laterais.

- Evitar posicionar camas e qualquer outro móvel perto de janela. Podem ser usados para escalar.

- Ao escolher brinquedos, é imprescindível pensar na idade e na habilidade da criança. Buscar sempre o selo do Inmetro e evitar brinquedos com pontas afiadas e os que produzem sons muito altos.

- Alguns brinquedos, travesseiros e lençóis podem sufocar, dependendo da idade da criança.

Na área de serviço:

- Esvaziar baldes e bacias após utilização. Guardar virados para baixo e longe do alcance das crianças.

- Guardar produtos de limpeza em lugares altos ou trancados. Além disso, manter nos recipientes originais para não confundir as crianças. Por serem muitas vezes coloridos, elas podem pensar que é suco ou refrigerante.

- Antes de comprar uma planta nova, verificar se não é venenosa.