ALERTA

Saiba o que é espondilolistese, doença que afastou Alcione do Coala Festival

A doença provocou o cancelamento das apresentações da cantora no Coala e no Rock in Rio; ela precisou se submeter a uma cirurgia

Alcione precisou estender o período de recuperação.Créditos: Marcos Hermes/Divulgação
Escrito en SAÚDE el

Alcione teve de ser substituída pelo agora octogenário Gilberto Gil na programação do Coala Festival, que será realizado de 16 a 18 de setembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo. A cantora se submeteu a uma cirurgia na região da coluna vertebral para tratamento de espondilolistese.

A artista, de 74 anos, se apresentaria com a cantora Céu, mas precisou estender o período de recuperação e cancelar a apresentação. Ela foi operada em 17 de julho.

Alcione também teve de riscar de sua agenda o show previsto para o Rock in Rio. Ela faria parte da apresentação Power! Elza Vive, em homenagem a Elza Siares, que morreu em janeiro de 2022.

O festival seria realizado em 2021, mas teve de ser adiado por causa da pandemia de Covid-19. O evento será nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, onde é montada a Cidade do Rock.

Entenda o que é espondilolistese, causas, sintomas e tratamento

De acordo com a Rede D´Or São Luiz de hospitais, a espondilolistese também é chamada de escorregamento vertebral. Acontece quando uma das vértebras desliza sobre a outra, que provoca a perda do alinhamento da coluna.

A listese (escorregamento) pode acontecer em qualquer parte da coluna. Porém, é mais frequente na região lombar. Além do escorregamento lateral, há vários outros tipos e graus de espondilolistese. Os mais comuns são:

Anterolistese, que ocorre quando a vértebra de cima desliza para frente. A principal característica é a espondilolistese degenerativa, que, em geral, aparece em adultos. Retrolistese, quando a vértebra de cima desliza um pouco para trás.

As causas do problema são inúmeras. Uma das principais é o desgaste ou sobrecarga da coluna vertebral com o passar do tempo. Também pode ocorrer por uma falha na estrutura vertebral ou associado a malformações (congênitas), complicações cirúrgicas ou certos tumores.

Em alguns casos, as pessoas não sentem os sintomas. Contudo, eles aparecem e se relacionam com dor lombar, dor ciática, formigamento, dor nas pernas ao andar, encurtamento dos músculos posteriores, perda de força e coordenação dos movimentos e incapacidade de andar, nos casos mais agudos.

A espondilolistese tem tratamento e cura. Contudo, é imprescindível procurar um especialista que fará exames, radiografias e ressonância magnética.

Cuidados com a postura, controle de peso, fortalecimento da musculatura do tronco e alongamentos também são fundamentais.

Em determinadas situações, o médico prescreve medicamentos ou relaxantes musculares para aliviar as dores, podendo até indicar uma intervenção cirúrgica para alinhar a coluna, que é o caso de Alcione. O diagnóstico é importante para saber qual o melhor tratamento para a doença.