MONKEYPOX

Casos de varíola dos macacos no Brasil passam de 2 mil; número dobrou em 10 dias

Brasil tem quase 10% dos casos registrado no mundo até o momento

Créditos: Dado Ruvic/Agência Brasil
Escrito en SAÚDE el

O Brasil tem 2.004 casos confirmados da varíola dos macacos (Monkeypox), de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados neste sábado (6). O número praticamente dobrou em 10 dias. Em 28 de julho, eram 1.066 casos registrados oficialmente. Em 23 de julho, eram apenas 696 casos.

Os registros foram realizados nos estados de São Paulo (1.501), Rio de Janeiro (230), Minas Gerais (81), Goiás (38), Distrito Federal (37), Paraná (36), Bahia (15), Ceará (5), Rio Grande do Norte (4), Espírito Santo (5), Pernambuco (10), Tocantins (1), Acre (1), Amazonas (3), Pará (1), Paraíba (1), Piauí (1), Rio Grande do Sul (20), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (5), e Santa Catarina (7).

No mundo, segundo dados do Our World in Data, foram confirmados até esta sexta-feira (5) 27.562 casos. Veja um mapa global dos casos registrados até esta sexta:

Desde 28 de julho, o Ministério da Saúde começou a tratar a doença como “surto”. O termo foi usado em um texto divulgado pela pasta naquele dia, para informar a ativação de um Centro de Operações de Emergência (COE) com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento da patologia.

A expressão “surto” é utilizada na epidemiologia para identificar quantidades acima do normal de doenças contagiosas ou de ordem sanitária. É o primeiro estágio de uma escala de evolução do contágio, que pode se transformar em epidemia, endemia e pandemia – caso da Covid-19.

O Ministério da Saúde ainda não havia utilizado o termo em notas enviadas à imprensa, somente em pareceres técnicos ao citar casos semelhantes de aumento da curva de contaminação registrados em outros países.