VARÍOLA DOS MACACOS

Sexto país mais afetado pelo vírus, Brasil confirma 2131 casos de varíola dos macacos

Padrões de contaminação repetem pandemia de Covid-19 com os Estados Unidos liderando os números globais e São Paulo os nacionais

Vírus da varíola dos macacos visto em laboratório.Créditos: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) / Wikimedia Commons
Escrito en SAÚDE el

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda (8) o registo de 2131 casos de varíola dos macacos. Com a informação, o Brasil agora figura como o sexto país mais afetado pela doença. Já são 88 países com casos do vírus e, dos cerca de 28.200 casos registrados no mundo, quase todos (27.875) ocorrem em países que nunca tiveram de conviver com a doença.

Os dados globais de contaminação são reunidos pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (Centers for Disease Control and Prevention - CDCP). Por sua vez, os dados brasileiros estão desatualizados no CDCP, então estamos levando em consideração os dados do Ministério da Saúde divulgados na imprensa nesta segunda.

O país com mais casos registrados da doença são os Estados Unidos com 7509 mil casos, seguido pela Espanha com 4.942 casos. Na sequência estão a Alemanha (2887), Reino Unido (2859) e França (2423). Sexto colocado, o Brasil é o primeiro fora do eixo ocidental (Estados Unidos – Reino Unido – União Europeia) com mais casos.

Dentro do Brasil, o Estado com mais casos registrados até esta noite é São Paulo (1578), seguido por Rio de Janeiro (238), Minas Gerais (81), Paraná (52), Rio Grande do Sul e Goiás (38), Distrito Federal (37), Santa Catarina (21), Bahia (18) e Pernambuco (13). O Mato Grosso do Sul segue a lista com 8 casos e na sequência vêm Ceará (6), Espírito Santo e Amazonas (5), Rio Grande do Norte (4) e Mato Grosso (2) - além de Piauí, Paraíba, Acre e Pará com um caso cada. Os números podem ser atualizados a qualquer momento conforme mais casos forem se confirmando.

De toda maneira, fica visível uma repetição de padrão de contágio em relação à última pandemia de Covid-19. Os Estados Unidos lideram o ranking global e São Paulo lidera o brasileiro - justamente as duas unidades políticas, país e Estado, que representam um maior contingente populacional e de poder econômico se comparadas dentro dos respectivos parâmetros.