A polícia tem como principal suspeita uma intoxicação por monóxido de carbono como a causa da morte dos quatro jovens foram encontrados dentro de uma BMW nesta segunda-feira (1°).
Segundo o delegado Bruno Effori, responsável pela investigação, a perícia preliminar apontou que o veículo continha uma perfuração no cano de escape, entre o motor e o painel. “Isso estaria jogando monóxido de carbono para dentro do carro, que permaneceu ligado por horas, com os jovens dentro, enquanto aguardavam a passageira", afirmou.
Te podría interesar
Os jovens foram encontrados no Terminal Rodoviário de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Eles tinham ido buscar a namorada de um amigo. Ao chegar no local, eles se sentiram mal, com enjoo e tontura, e decidiram descansar dentro do carro, com o ar condicionado ligado. A namorada ficou do lado de fora.
Após algumas horas, a garota voltou para o carro e encontrou os amigos inconscientes, com sangue na boca.
Quais os riscos do monóxido de carbono?
Também conhecido como CO, o monóxido de carbono é um gás invisível e sem cheiro, capaz de causar morte repentina. Quando inalado, ele substitui o oxigênio no nosso sangue. Isso acontece através da ligação com a hemoglobina. O CO é capaz de se ligar cerca de 200 a 300 vezes mais à hemoglobina que o oxigênio.
Assim, sem a presença do oxigênio, as células perdem energia e morrem.
Onde o monóxido de carbono é encontrado?
O CO está presente nas emissões de combustão, como as produzidas por carros, caminhões, motores a gasolina, fogões, lanternas, madeira e carvão queimados, fogões a gás e sistemas de aquecimento.
O CO pode se acumular em ambientes fechados, como é a principal suspeita da investigação, causando intoxicação e morte.
Quais os sintomas da intoxicação pelo gás?
Os sintomas são progressivos, e podem começar com um simples cansaço, moleza e sonolência, evoluindo para dores de cabeça, tontura, dor no peito, dores abdominais, vômitos e confusão mental, chegando até ao coma ou a morte.
O CO age de maneira rápida, por isso é necessário que a pessoa seja socorrida imediatamente. Porém, por não ser visível e nem apresentar cheiro, a pessoa não consegue perceber quando está sendo intoxicada pelo gás.
Como evitar a intoxicação?
- Sempre realize a manutenção de aquecedores ou qualquer outro aparelho doméstico movido a gás, óleo ou carvão. A vistoria desses aparelhos devem ser realizadas em um período de um ano.
- Nunca deixe um carro ou outro veículo ligado na garagem, mesmo que com a porta aberta;
- Nunca use o fogão para aquecer a casa;
- Se possível, instale detectores em casa;
- Mantenha geradores ou máquinas de lava a jato a pelo menos seis metros de uma janela ou porta;