Nesta terça-feira (26), o Ministério da Agricultura (Mapa) alertou sobre sete marcas de café torrado desclassificadas após análises detectarem que estavam impróprias para o consumo.
Esses produtos continham matérias estranhas e impurezas em níveis acima do permitido, tornando-os inadequados para consumo humano.
Te podría interesar
Matérias estranhas incluem itens como grãos de outras espécies, areia, pedras e torrões, que não têm relação com o café.Já as impurezas referem-se a elementos do próprio cafeeiro, como cascas e paus, que não devem estar no produto final.
As ações de fiscalização fazem parte do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que combate fraudes e irregularidades em produtos de origem vegetal no Brasil.
Te podría interesar
O programa busca garantir a segurança do consumidor e a regularidade dos estabelecimentos que produzem itens de origem vegetal. A fiscalização é conduzida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, ligado à Secretaria de Defesa Agropecuária.
Consumidores devem ficar atentos às informações divulgadas pelo Mapa e evitar consumir os lotes desclassificados.
Veja a relação de marcas e lotes:
- Conquista - 150324
- Cooperbac - 00308
- Fino Sabor Superior - FAB 12/01/24
- Rio Preto - 365
- Pedrosa - 08/05/24
- Caseiro Mineiro - 31
- Café Pioneiro - 28FEV2024