SAÚDE

Estes alimentos podem acabar com a sua libido em ocasiões especiais

Sim, eles existem; saiba que espécies de alimentos prejudicam a libido e a performance sexual

Tábua de frios.Créditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

Alimentos com propriedades "afrodisíacas", associados ao aumento do desejo sexual — ou à criação de um "clima" favorável durante um encontro ou um jantar — costumam ser mais buscados por quem quer "apimentar" a relação: é o caso da própria pimenta, que dá o tom do termo sugestivo, de alguns frutos do mar, da canela e até do açafrão. Esses alimentos aumentam a circulação do sangue e podem contribuir, inclusive, com a lubrificação.

Mas e aqueles grupos de alimentos que podem, de outra forma, diminuir a libido e prejudicar a performance sexual? 

Sim, eles existem.

Alguns alimentos, quando ingeridos com frequência ou logo antes da atividade sexual, podem prejudicar a libido e provocar efeitos físicos adversos — como mal-estar, sonolência e cansaço.

 Alguns exemplos desses alimentos são aqueles que contêm gordura hidrogenada em excesso: é o caso dos industrializados, tais como sorvetes e massas prontas, que suprimem os níveis de testosterona e diminuem a libido. 

Também é o caso de alimentos que contenham gordura saturada e óleo, responsável por dificultar ao invés de ajudar a circulação sanguínea e por causar uma sensação de "intestino pesado". 

O açúcar também pode ser um vilão: bebidas e alimentos com alto teor de açúcar e carboidratos, como refrigerantes, bolos e doces pesados de maneira geral, causam ansiedade e, novamente, uma sensação de inchaço que pode prejudicar a performance. Na hora de planejar a sobremesa, deve-se considerar algo leve, de preferência à base de frutas e menos carregado em gordura — nada, portanto, de creme de leite, manteiga e leite condensado em excesso.

Apesar de ajudar na criação de um "clima" para os momentos especiais, o álcool, se consumido de maneira exagerada, é um grande empecilho para a libido: causa sonolência, cansaço e mal-estar físico. Se uma taça de vinho é ideal para os ânimos, destilados com mais alto teor alcoólico ou mesmo ultrapassar uma garrafa de vinho podem deixar tudo um pouco menos romântico.

Além disso, tofu e outros alimentos com soja, apesar de fazerem bem à saúde e serem ricas fontes de proteína vegetal, podem diminuir os níveis de testosterona, porque a soja contém isoflavonas, uma estrutura química de composição similar ao estrogênio, hormônio sexual feminino.

É importante consumir esses grupos de alimentos de forma moderada se os planos envolverem uma ocasião mais especial.