A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou uma reunião de emergência nesta quinta-feira (8) para avaliar se deve mudar o nível da epidemia de mpox.
O vírus tem se espalhado rapidamente e causado muitas mortes na República Democrática do Congo e outros países da África Subsaariana.
Te podría interesar
"Dada a propagação do mpox fora da República Democrática do Congo e a possibilidade de uma nova propagação internacional dentro e fora da África, decidi convocar um comitê de emergência para me aconselhar sobre se a epidemia constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional", declarou Thedros Ghebreyesus, secretário-geral da organização, em coletiva de imprensa. "O comitê irá se reunir o mais rápido possível", destacou.
Em junho, a organização contabilizava mais de 95 mil casos confirmados da doença em 117 países, além de mais de 200 mortes, sendo a maioria delas no continente africano.
Te podría interesar
Segundo a líder técnica sobre mpox da OMS, "é um número impressionante quando se considera que apenas alguns milhares de casos haviam sido relatados até então em todo o mundo".
E no Brasil?
Desde sua identificação no país em junho de 2022, a infecção tem se mantido ativa, com um aumento notável nos casos durante as festividades de final de ano e nas primeiras semanas de 2024.
Embora os números atuais de casos sejam inferiores aos registrados durante a epidemia de dois anos atrás, a combinação de festividades e o aumento do contato físico entre as pessoas podem propiciar uma nova onda de infecções. Portanto, a cautela e a conscientização são fundamentais para controlar a disseminação da mpox no Brasil.