Imprensa livre e independente
06 de julho de 2019, 17h19

Datafolha revela que 58% da população considera conduta de Moro reprovável e defende revisão de penas

Números mostram que 58% dos entrevistados consideram atuação de Moro reprovável, e 31% a veem como adequada. Com relação à revisão das decisões de Moro, também há uma maioria de 58% entre os que acreditam que, uma vez comprovadas as irregularidades, as decisões deveriam ser revistas.

Sérgio Moro (Foto: Lula Marques )
O DataFolha publicou neste sábado (6) uma pesquisa sobre a percepção popular a respeito das revelações da série de reportagens Vaza Jato, do portal The Intercept Brasil. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo Os números mostram que para 58% dos entrevistados a atuação do então juiz Sérgio Moro na Lava Jato foi reprovável. Contudo, 31% consideram que, apesar das revelações das últimas semanas, o trabalho de Moro continua sendo adequado. Outros 11% disseram não saber como avaliar a questão. Com relação à revisão das decisões de Moro, também há uma...

O DataFolha publicou neste sábado (6) uma pesquisa sobre a percepção popular a respeito das revelações da série de reportagens Vaza Jato, do portal The Intercept Brasil.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Os números mostram que para 58% dos entrevistados a atuação do então juiz Sérgio Moro na Lava Jato foi reprovável. Contudo, 31% consideram que, apesar das revelações das últimas semanas, o trabalho de Moro continua sendo adequado. Outros 11% disseram não saber como avaliar a questão.

Com relação à revisão das decisões de Moro, também há uma maioria de 58% entre os que acreditam que, uma vez comprovadas as irregularidades, as decisões de Moro deveriam ser revistas. Porém, 30% opina que o combate à corrupção compensa eventuais excessos cometidos. No entanto, 54% das pessoas consideram que Moro deve continuar sendo ministro da Justiça, enquanto 38% acham que deveria sair do cargo.

Também chama a atenção o fato de que somente 63% disseram estar informados sobre as revelações da série de reportagens Vaza Jato, dos quais 23% se consideram bem informados, 32% mais ou menos e 8% se dizem mal informados, mas a par da situação. Portanto, 37% ainda não sabem nada sobre o caso.

Veja também:  PF faz mega operação em Araraquara em busca de suposto hacker invasor do Telegram de autoridades

Além disso, a condenação de Lula, principal sentença de Moro na Lava Jato, é vista como justa por 54% das pessoas pesquisadas, índice similar ao mostrado em abril. Porém, os que consideram a decisão injusta passaram de 40% para 42%. Também se destaca o fato de que a de prisão de Lula é vista como justa pelos de maior escolaridade e renda (62% dos com educação e 67% dos com acima de 10 salários mínimos), e injusta pelos com menor nível nos dois quesitos (51% entre os menos escolarizados e 49% entre os mais pobres).

A pesquisa também mostra uma queda na aprovação pessoal de Jair Bolsonaro, de 59% para 52%  (em comparação à pesquisa feita em abril pelo mesmo instituto).

A pesquisa do Datafolha foi realizada entre 4 e 5 de julho e escutou 2.086 entrevistados, de 130 cidades diferentes, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum