Imprensa livre e independente
23 de maio de 2018, 17h42

Sem nenhum negro no estúdio, Ana Maria Braga usa peruca black power e fala sobre “moda”

Ana Maria Braga vestiu uma peruca black power para dizer que os cabelos afro estão na "moda" e, sem nenhum negro ou negra no estúdio, utilizou manequins para dar dicas de penteado e falar sobre o corte de cabelo tão representativo para a população negra; nas redes, internautas acusam apresentadora de 'blackface'

Foto: Reprodução/TV Globo
A apresentadora Ana Maria Braga, em seu programa “Mais Você” da manhã desta terça-feira (23), causou polêmica ao aparecer vestindo uma peruca ‘black power’ para falar sobre os cabelos afro que, segundo ela, “voltaram à moda”. Sem nenhum negro ou negra no estúdio, a apresentadora deu discursos sobre o quão “bonito” e importante era o black power e ainda questionou os próprios negros que não o usam. “Que tal entrar na onda do black power? Vamos, Louro? Eu gosto muito desse cabelo, eu acho bonito. Eu não entendo por que algumas meninas e alguns rapazes têm a possibilidade de ter...

A apresentadora Ana Maria Braga, em seu programa “Mais Você” da manhã desta terça-feira (23), causou polêmica ao aparecer vestindo uma peruca ‘black power’ para falar sobre os cabelos afro que, segundo ela, “voltaram à moda”.

Sem nenhum negro ou negra no estúdio, a apresentadora deu discursos sobre o quão “bonito” e importante era o black power e ainda questionou os próprios negros que não o usam. “Que tal entrar na onda do black power? Vamos, Louro? Eu gosto muito desse cabelo, eu acho bonito. Eu não entendo por que algumas meninas e alguns rapazes têm a possibilidade de ter um cabelo desses e, de repente, muda, alisa… porque é um negócio tão maravilhoso, né?”, disse.

Logo cedo, o Twitter já estava repleto de críticas de internautas negros contra a apresentadora, acusada por eles de ‘blackface’ – que consiste na prática de um branco se fantasiar de negro com sentido pejorativo e tomando o seu lugar de fala. “Ana Maria Braga falando de orgulho negro, black power e estilos de cabelos de pessoas negras… Enquanto usa uma peruca de afro. Quer que eu desenhe onde está o problema?”, escreveu uma internauta.

Veja também:  Bolsonaro deve abrir crédito suplementar em Saúde e Educação para pagar votos pela reforma da Previdência

A polêmica ainda vai além pelo fato de a produção do programa não ter chamado nenhuma negra ou negro para falar sobre o penteado tão representativo à essa população. Ao dar dicas sobre o visual, inclusive, Ana Maria fez demonstrações com manequins, e ainda disparou: “Eu tô procurando aqui alguém [no estúdio] e eu acho que vou fazer no careca (risos). Não tem ninguém com o cabelo… por que será? (risos)”.

Essa não é a primeira vez que o programa de Ana Maria Braga é acusado de ‘blackface’. Em 2016, em um dos quadros do programa, um dos participantes se vestiu de ‘nega maluca’ e foi alvo de inúmeras críticas nas redes sociais.

Confira, abaixo, parte da repercussão com relação ao programa de hoje.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum