Imprensa livre e independente
19 de junho de 2019, 14h36

Senador Cid Gomes propõe CPI para investigar “conluio” de Moro com promotores

Comissão serviria para investigar se houve cooperação com promotores para orientar passo-a-passo da Lava Jato conforme indicam mensagens vazadas

Foto: YouTube
O senador Cid Gomes (PDT-CE) propôs na tarde desta quarta-feira (19), durante sabatina do ministro da Justiça, Sérgio Moro, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as revelações feitas pela Vaza Jato de cooperação do então ex-juiz da Lava Jato com os promotores da força-tarefa da operação. “Proponho que investigue se houve conluio entre o poder judiciário, o integrante da magistratura, e o Ministério Público, o que certamente compromete qualquer processo, o funcionamento da democracia”, disse Gomes durante seu período de fala e questionamento ao ministro da Justiça. Inscreva-se...

O senador Cid Gomes (PDT-CE) propôs na tarde desta quarta-feira (19), durante sabatina do ministro da Justiça, Sérgio Moro, na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as revelações feitas pela Vaza Jato de cooperação do então ex-juiz da Lava Jato com os promotores da força-tarefa da operação.

“Proponho que investigue se houve conluio entre o poder judiciário, o integrante da magistratura, e o Ministério Público, o que certamente compromete qualquer processo, o funcionamento da democracia”, disse Gomes durante seu período de fala e questionamento ao ministro da Justiça.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

A CPI também serviria, segundo ele, para investigar violações do sigilo de telecomunicações de autoridades, visando garantir a segurança e privacidade das comunicações dos cidadãos.

Irmão do ex-governador do Ceará Ciro Gomes, Cid defendeu ainda alterações nas regras de ordenamento processual, para que seja impedido o juiz instrutor de um processo de julgar este mesmo processo. “Se isso já existisse, evitaria toda a polêmica que estamos vivendo aqui hoje”, afirmou.

Veja também:  Palestras de Deltan Dallagnol ainda são vendidas pela internet

Cid Gomes abriu sua fala declarando ser contra a relativização de qualquer esquema de corrupção, mas que aqueles que atribuem a ela todos os males do país “tem por objetivo esconder o grande problema do país que é a abissal concentração de renda e a desumana desigualdade social”.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum