Imprensa livre e independente
19 de fevereiro de 2019, 17h28

Sérgio Moro muda de ideia e diz agora que caixa 2 não é corrupção

Em 2017, o então juiz da Lava Jato declarou nos Estados Unidos que o caixa 2 era pior do que corrupção, mas, agora, como ministro da Jutiça, disse o contrário

Foto: Agência Brasil
Sérgio Moro mudou de ideia. O ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro. Em reportagem publicada em 2017, o então juiz da Lava Jato, declarou em uma palestra para estudantes brasileiros na Universidade de Harvard, que o caixa 2 era pioro do que a corrupção. No entanto, nesta terça-feira (19), Moro disse o seguinte: “Caixa 2 não é corrupção. Existe o crime de corrupção e o crime de caixa 2. Os dois crimes são graves”, afirmou, durante breve coletiva, depois do anúncio do “fatiamento” dos projetos anticrimes do governo. Foto: Reprodução “Houve reclamações por parte de agentes políticos...

Sérgio Moro mudou de ideia. O ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro. Em reportagem publicada em 2017, o então juiz da Lava Jato, declarou em uma palestra para estudantes brasileiros na Universidade de Harvard, que o caixa 2 era pioro do que a corrupção.

No entanto, nesta terça-feira (19), Moro disse o seguinte: “Caixa 2 não é corrupção. Existe o crime de corrupção e o crime de caixa 2. Os dois crimes são graves”, afirmou, durante breve coletiva, depois do anúncio do “fatiamento” dos projetos anticrimes do governo.

Foto: Reprodução

“Houve reclamações por parte de agentes políticos de que o caixa 2 é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade corrupção, que crime organizado e crimes violentos. Então, acabamos optando por colocar a criminalização num projeto à parte que está sendo encaminhado neste momento. Foi o governo ouvindo as reclamações razoáveis dos parlamentares quanto a esse ponto e simplesmente adotando uma estratégia diferente. Mas os projetos serão apresentados ao mesmo tempo”, acrescentou. De acordo com informações de Breno Pires e Julia Lindner, de O Estado de S.Paulo.

Veja também:  Assessora de comunicação de Moro, nora de Míriam Leitão, pede demissão do cargo

“Fortalecimento”

Moro disse, ainda: “Existe o crime de corrupção, previsto no Código Penal, e o caixa 2 que é um crime que existe no código eleitoral e não está adequadamente tipificado. E o que o governo faz assumindo um compromisso na linha do fortalecimento institucional do Estado de direito é propor uma tipificação mais adequada do caixa 2”.

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum