Imprensa livre e independente
19 de setembro de 2018, 11h18

Serra comemora volta da Exxon Mobil na exploração do pré-sal e é criticado nas redes

O lucro da Exxon vai para onde?", indagou no Twitter, um dos seguidores do senador. "Seu entreguista e corrupto ainda tem a cara de pau de fazer gracinha", comentou outro

Foto: Agência Senado
Com aparição tímida na campanha de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, o senador tucano José Serra virou alvo de críticas nas redes sociais após comemorar a volta da Exxon Mobil na exploração do petróleo no Brasil, depois de quase uma década. “O lucro da Petrobras ia para a Saúde e Educação. A Exxon, uma das gigantes do setor petroleiro no mundo, estava ausente do mercado brasileiro desde 2009, quando devolveu o promissor bloco BM-S-22, à época o único operado por uma empresa estrangeira. — José Serra (@joseserra_) 18 de setembro de 2018 O lucro da Exxon...

Com aparição tímida na campanha de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, o senador tucano José Serra virou alvo de críticas nas redes sociais após comemorar a volta da Exxon Mobil na exploração do petróleo no Brasil, depois de quase uma década. “O lucro da Petrobras ia para a Saúde e Educação.

O lucro da Exxon vai para onde?”, indagou no Twitter, um dos seguidores do senador. “Seu entreguista e corrupto ainda tem a cara de pau de fazer gracinha”, comentou outro.

Em 2009, o site WikiLeaks vazou um documento do consulado americano no Rio de Janeiro de uma correspondência entre José Serra e executivos das petrolíferas norte-americanas Chevron e Exxon, onde ele assumia o compromisso de mudar as regras de exploração do pré-sal brasileiro para beneficiar empresas petrolíferas estrangeiras. Serra prometeu às empresas estrangeiras que a lei seria alterada caso os interesses destas empresas fossem atingidos pelo Congresso Nacional.

Veja também:  Câmara encerra discussão sobre proposta de reforma da Previdência, que deve ir à votação nesta quarta-feira

Após a reeleição de Lula, o tema foi arquivado. Em 2015, Serra apresentou projeto para tirar a exclusividade da Petrobras na exploração do pré-sal. Após o golpe, o projeto foi aprovado e sancionado por Michel Temer (PMDB).

“José Serra é corrupto notório e tem a cara de pau de se vangloriar pela entrega do pré sal. E nós brasileiros pagando 5 reais um litro de gasolina. Traidor do Brasil!”, comentou um dos seguidores do senador tucano.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum