Imprensa livre e independente
04 de julho de 2019, 22h13

Site de notícias bolsonarista usa “articulistas fake” para atacar políticos e juízes

Segundo a agência 'Aos Fatos', o portal Jornal da Cidade Online, forte difusor de notícias falsas em favor de Bolsonaro, usava colunistas fake com fotos modificadas virtualmente, como a da escritora Thalita Rebouças

Reprodução/Aos Fatos
Segundo reportagem da agência de checagem Aos Fatos, o portal Jornal da Cidade Online, forte difusor de notícias falsas em favor de Jair Bolsonaro nas últimas eleições, usa “perfis apócrifos” com imagens modificadas para publicar artigos agressivos contra magistrados e políticos. Os colunistas Amanda Acosta e Otto Dantas são, segundo o Aos Fatos, os perfis falsos. A foto de Costa seria uma modificação de uma imagem da escritora infanto-juvenil Thalita Rebouças, enquanto a imagem de Dantas seria uma alteração de exemplar de banco de imagens. Leia também PSL entra com mandado de segurança no STF para impedir CPI sobre fake news nas eleições Além...

Segundo reportagem da agência de checagem Aos Fatos, o portal Jornal da Cidade Online, forte difusor de notícias falsas em favor de Jair Bolsonaro nas últimas eleições, usa “perfis apócrifos” com imagens modificadas para publicar artigos agressivos contra magistrados e políticos.

Os colunistas Amanda Acosta e Otto Dantas são, segundo o Aos Fatos, os perfis falsos. A foto de Costa seria uma modificação de uma imagem da escritora infanto-juvenil Thalita Rebouças, enquanto a imagem de Dantas seria uma alteração de exemplar de banco de imagens.

Leia também
PSL entra com mandado de segurança no STF para impedir CPI sobre fake news nas eleições

Além das fotografias, em ações ajuizadas contra os colaboradores nenhum dos dois foi encontrado pela Justiça  para a entrega de notificações e nem mesmo a advogada Camila Rosa chegou a conhecê-los.

O editor do site, José Tolentino, disse que não conhece pessoalmente os dois e não checou as biografias, mas se negou a fornecer evidências de que eles de fato existem.

Para acessar a reportagem completa clique aqui.

Veja também:  Padre Marcelo é violentamente agredido em missa por mulher que invade palco

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum