Folha Santista

Roda de Samba do Ouro Verde, em atividade há 4 décadas, é atração do Chorinho no Aquário

No repertório do grupo, canções imortais de Candeia, Cartola, Nelson Cavaquinho, Monarco, Zé Kéti, entre outros

Escrito en SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Roda de Samba do Ouro Verde, em atividade há 4 décadas, é atração do Chorinho no Aquário
Os bambas do Ouro Verde. Divulgação

Patrimônio cultural da cidade, com quatro décadas de dedicação à arte, a Roda de Samba do Ouro Verde promete uma apresentação repleta de clássicos no projeto cultural Chorinho no Aquário. A apresentação acontece neste sábado (25), às 18 horas, à Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia, em Santos, no litoral paulista. A entrada é gratuita.

“A Roda nasceu com a missão de manter viva a amizade e a linhagem do samba mais genuíno. No nosso repertório tem Candeia, Cartola, Nelson Cavaquinho, Monarco, Zé Kéti. É uma reverência a quem construiu o alicerce dessa cultura. Cada acorde é um gesto de gratidão”, destacou Renê Ruas.

O grupo é uma verdadeira família: tem desde Flávio, aos 84 anos, até o novato Fábio. Atualmente, são nove componentes: os vocalistas Célia, Flávio Ruas e Pio, e os instrumentistas Zinho (cavaco/violão), Renê Ruas (cavaco), Robertinho (cavaco), Michel Pereira (surdo), Fábio (rebolo) e Reinaldo Ruas (pandeiro).

“A gente canta sambas que atravessaram gerações e continuam atualíssimos, mesmo com muito pouco espaço na mídia. São letras que falam de amor, resistência, alegria, mas também das agruras do nosso povo, das dores de cotovelo, enfim, um registro da nossa história”, relatou Pio.

A história da Roda de Samba do Ouro Verde é recheada de honrarias, entre as quais já ter sido agraciado com a produção de um documentário, ter tocado no Teatro Coliseu com a Orquestra Sinfônica de Santos, e ter recebido na roda nomes do cenário nacional, como Nelson Sargento e Pedrinho da Flor

Serviço

Projeto Chorinho no Aquário

Local: Praça Vereador Luiz La Scala - Aquário Municipal - Ponta da Praia – Santos;

Dia/Horário: todos os sábados, às 18 horas;

Realização: Associação dos Artistas e Prefeitura de Santos (Secretaria Municipal de Cultura);

Patrocínio: Santos Brasil, Transbrasa e Autoridade Portuária de Santos;

Apoio Institucional: Clube do Choro de Santos;

Entrada gratuita;

Em caso de chuva a programação pode sofrer alteração e ser remarcada para outra data.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Logo Forum