Violência digital contra mulheres é tema de evento em Santos
Segunda edição do projeto “Dores de Amores” promove arte e reflexões, com oficinas, exposição, bate-papo com educadora e apresentação musical
O Centro Histórico de Santos, no litoral paulista, vai receber, no dia 1º de novembro, a partir das 13 horas, a segunda edição de “Dores de Amores”, projeto promovida pelo Chega! O tema é violência digital contra mulheres.
A programação prevê oficinas, ministradas por Raquel Alves, Nara Assunção e Márcia Okida, com atividades que exploram “Escrita Criativa”, “Fotografia” e “Artes Visuais” como linguagens de expressão e ativismo. Além disso, haverá bate-papo e exposição de artes.
A exposição “Na história da arte ou na vida real, toda mulher já sofreu algum tipo de violência” apresenta obras de Márcia Okida, inspiradas em uma frase que se tornou símbolo do Chega! Observatório da violência contra a mulher.
As imagens, conhecidas por sua força e impacto, serão exibidas pela primeira vez em formato físico, pois, anteriormente, estavam restritas ao ambiente digital.
Às 17h30, acontece o bate-papo com a educadora Sheylli Caleffi, que abordará os desafios e caminhos para assegurar mais segurança e consciência no ambiente digital, principalmente para mulheres e famílias.
Na mediação Juliana Bordallo, produtora cultural, atriz, palhaça, diretora, filósofa e artivista com mais de 24 anos de atuação no setor cultural.
Para fechar o evento com chave de ouro, o show “Elas Cantam Elas”. Raffa Pereira, Letícia Alcovér e Carla Mariani celebram arte, força feminina e alegria de estar junto.
A palestrante
Sheylli Caleffi leva ao público uma reflexão baseada no seguinte mote: “Adianta chegar em Marte e continuar violentando as pessoas?”. Educadora há mais de duas décadas, ela treina pessoas para falarem em público e diante das câmeras.
Seu trabalho é voltado à erradicação da violência sexual e online, com conteúdos educativos nas redes e palestras por todo o país. Sheylli também coordena o grupo de apoio a vítimas “As incríveis mulheres que vão morrer duas vezes”, oferecendo acolhimento e visibilidade a histórias de resistência.
O “Dores de Amores 2” é uma realização do Chega!, com apoio cultural do Futrica, Clube do Choro de Santos e patrocínio do Ministério da Cultura, Governo Federal, pelo PNAB.
O Chega! Observatório da violência contra a mulher realizou a primeira edição de “Dores de Amores” em 2019, reunindo universitários e lideranças feministas da região para conversas e oficinas em torno do tema violência contra a mulher.
Serviço
“Dores de Amores 2”
Data: 1º de novembro (sábado);
Horário: Das 13h às 19 horas;
Local: Futrica, à Rua XV de Novembro, nº 146, no Centro Histórico de Santos;
Atividades: Oficinas de “Escrita Criativa”, “Fotografia” e “Artes Visuais”; Exposição de Artes; Bate-papo com Sheylli Caleffi; Show “Elas Cantam Elas”;
Entrada: Gratuita.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.