Temporada de cruzeiros começa em Santos com alerta da Anvisa; entenda
O primeiro navio a chegar à cidade é o MSC Preziosa, o transatlântico que fará mais escalas na cidade nesta temporada
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um alerta importante em relação ao início da temporada 2025/2026 de cruzeiros, neste domingo (26), em Santos, no litoral paulista. A medida foi tomada diante do volume expressivo de bebidas alcoólicas destiladas comercializadas nos navios e do grande número de intoxicações no país, devido à contaminação do produto por metanol.
O consumo desses produtos adulterados representa grave risco à saúde, podendo, inclusive, causar sequelas definitivas, como perda de visão, ou até a morte.
Por isso, a Anvisa divulgou uma nota para informar que tem atuado, de forma articulada, com outros órgãos no âmbito da Sala de Situação de Saúde – Intoxicação por Metanol, coordenada pelo Ministério da Saúde, com objetivo de reforçar as ações de vigilância e prevenção.
“O fornecimento de alimentos e bebidas para embarcações de cruzeiro é regulado pela Resolução 72/2009 (dispõe sobre o Regulamento Técnico que visa à promoção da saúde nos portos de controle sanitário instalados em território nacional, e embarcações que por eles transitem), que exige que os fornecedores estejam devidamente cadastrados junto à Anvisa. O monitoramento desses fornecedores e dos produtos fornecidos é feito por meio do Porto Sem Papel, sistema utilizado para acompanhamento das operações portuárias”, destacou a agência.
O documento seguiu: “É importante ressaltar que a fiscalização e o registro de bebidas alcoólicas, incluindo destilados, são de competência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A Anvisa atua de forma complementar, no âmbito da vigilância sanitária de portos e embarcações”.
Diante disso, a Anvisa orientou que as embarcações de cruzeiros adotem rigorosos critérios de controle sanitário, assegurando que todas as bebidas comercializadas a bordo sejam adquiridas, exclusivamente, de fornecedores qualificados.
O órgão reforçou que a principal forma de prevenção é garantir a procedência regular das bebidas e seguir as orientações de saúde pública. “A Agência participa ativamente das ações coordenadas pelo Ministério da Saúde para enfrentamento desse evento, atuando no monitoramento e na fiscalização sanitária no âmbito dos portos e embarcações de cruzeiro”, completou.
Movimentação dos navios
O primeiro navio a chegar a Santos é o MSC Preziosa, com atracação prevista para a amanhã deste domingo (26). O transatlântico é o que fará mais escalas na cidade nesta temporada.
A temporada 2025/2026 de cruzeiros marítimos prevê 14 navios em operação em Santos, totalizando 133 escalas entre domingo (26) e 19 de abril de 2026.
Serão, ao todo, 12 escalas de passageiros em trânsito, envolvendo oito navios de longo curso, além de embarcações já tradicionais na rota brasileira: Costa Diadema (28 escalas), Costa Favolosa (7), MSC Sinfonia (27), MSC Preziosa (38) e MSC Seaview (20) e MSC Armonia (1).
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.