Folha Santista

Meningite: Prefeitura de Santos confirma novo caso em aluno de escola municipal

Confirmação ocorreu depois de outros registros serem divulgados na Baixada Santista

Escrito en SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Meningite: Prefeitura de Santos confirma novo caso em aluno de escola municipal
Unidade Municipal de Ensino (UME) Leonor Mendes de Barros, no Gonzaga. Isabela Carrari/PMS

Novo caso de meningite foi confirmado na Baixada Santista. Desta vez, o jovem é aluno da Unidade Municipal de Ensino (UME) Leonor Mendes de Barros, no Gonzaga, em Santos. No caso, trata-se da meningite bacteriana pneumocócica, de acordo com a prefeitura do município.

A Secretaria de Saúde da cidade divulgou uma nota em que confirmou o caso e destacou que o paciente não tem contato com o ambiente escolar há mais de 20 dias, “não demandando medidas de prevenção junto aos contactantes”.

A pasta também apontou que este foi quarto caso de meningite registrado em Santos em 2025. Porém, conforme a administração municipal, cada um foi causado por um agente diferente: um viral, um por bactéria pneumocócica, um por hemófilo e outro não especificado.

Outros casos da Baixada

O caso mais recente foi divulgaado apenas um dia depois de ser relatado que um estudante, de 13 anos, da UME José Bonifácio, na Vila Nova, em Santos, também teve meningite, mas do tipo viral. A prefeitura alegou que é um caso isolado, sem “necessidade de interrupção nas atividades da escola”.

Já em Praia Grande, a estudante Milena do Nascimento Alvarenga, de 11 anos, morreu no domingo (26), depois de contrair meningite bacteriana tipo C. Ela era aluna da Escola Municipal Cidade da Criança e estava internada no Hospital Irmã Dulce, de acordo com informações de A Tribuna.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Logo Forum