Mostra no litoral de SP reflete sobre pertencimento, resistência e transformação
Exposição “Corpo Território - uma poética no manguezal” será apresentada no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS)
Em meio ao lodo e ao mangue, dois corpos se fundem à paisagem. Célia Faustino e Estela Vajda dançam com a ausência e o excesso, na mistura de terra úmida, vento e lixo. É desta forma que nasceu “Corpo Território – uma poética no manguezal”.
A exposição será inaugurada na próxima quarta-feira (5), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), no litoral paulista.
A mostra investiga o encontro entre o corpo humano e o corpo do território, propondo uma reflexão sensível sobre pertencimento, resistência e transformação.
Com fotografias de Biga Appes e montagem de Bia Maran, o trabalho traduz a experiência de artistas que atravessam o manguezal e são atravessados por ele.
Vestidas de vermelho, cor que faz referência ao pássaro Guará e ao território sob risco, as artistas Célia Faustino e Estela Vajda reencenam o gesto da vida que insiste em permanecer.
No MISS, “Corpo Território” será apresentada junto à exposição “Paquetá: Fragmentos de uma Cidade em Transformação”, criando um diálogo entre diferentes olhares sobre a cidade, o ambiente e o corpo.
Após passar pelo MISS, a exposição “Corpo Território” segue seu caminho por diferentes espaços da cidade. No dia 24 de novembro, às 14h20, o projeto Arte no Dique recebe a mostra, em uma atividade coletiva que reunirá trabalhos de alunos do Instituto e a exibição do vídeo “Mangue Terra Comum”, de Maya Andrade.
Depois, a exposição chega à Vila Criativa da Penha, no dia 25 de novembro, às 11h, onde permanecerá em cartaz até o dia 5 de dezembro.
O projeto foi contemplado no 11º FACULT – Fundo de Assistência à Cultura de Santos (2024), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Santos.
Serviço
Exposição: “Corpo Território – uma poética no manguezal”
Abertura: 5 de novembro de 2025, às 19h;
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) - Avenida. Senador Pinheiro Machado, nº 48 – Vila Matias, Santos;
Período: de 5 a 12 de novembro;
Funcionamento: segunda a sexta, das 14h às 20h;
Entrada: gratuita.
Próximas apresentações
Arte no Dique – 24 de novembro, às 14h30;
Exposição coletiva com alunos do Instituto e exibição do vídeo “Mangue Terra Comum”, de Maya Andrade;
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1.349 – Rádio Clube, Santos.
Vila Criativa da Penha – 25 de novembro, às 11h;
Rua Brigadeiro Newton Braga, nº 39 – Saboó, Santos;
Em cartaz até 5 de dezembro.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.