Folha Santista

Crise climática é tema do V Fórum Social da Baixada Santista

Ato ecumênico, mística indígena, atividades culturais e debates fazem parte da programação, na Unifesp, em Santos

Escrito en SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Crise climática é tema do V Fórum Social da Baixada Santista
Imagem Ilustrativa. Divulgação

A quinta edição do Fórum Social da Baixada Santista (FSBS) será realizada no próximo sábado (29), das 8 às 18 horas, e reunirá lideranças comunitárias, movimentos sociais, pesquisadores, ambientalistas e gestores públicos dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O evento tem como tema central “A questão ambiental é humanitária: exige reinventar o futuro” e o lema “Que planeta queremos habitar e que humanidade queremos nos tornar?”.

As inscrições podem ser feitas preenchendo o formulário e escolhendo o eixo temático que deseja discutir, no link das redes sociais do V FSBS e da OSC Concidadania, além do site da OSC.

Na abertura será servido um café coletivo seguido de ato ecumênico com a presença da Yalorixà Deledda Maris Silva, Mãe Deledda, ministra religiosa de matriz africana; Sérgio Ferreira, reverendo da Igreja Anglicana de Santos; e Felipi Bennert, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Em seguida, começam os debates, com as presenças de integrantes dos povos originários da região e mesa de representantes da Unifesp Baixada Santista, Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente e a organização do V FSBS.

Depois tem início a mesa temática “Que cidade queremos habitar?” sobre o impacto das mudanças climáticas na Baixada Santista e no Brasil, com a participação de Orlando Santos Junior, professor e pesquisador; Ivan Carlos Maglio, engenheiro e consultor em planejamento urbano e ambiental; André Leandro Nascimento, ativista socioambiental. Mediação da professora Tânia Diniz

Na sequência, os participantes se dividirão em eixos temáticos para discutir propostas e construir coletivamente ações de enfrentamento à crise climática. O dia será encerrado com uma mesa redonda e plenária final, sintetizando as proposições e reafirmando compromissos regionais.

Serão nove eixos com os seguintes títulos: 1) Moradia, infraestrutura urbana, participação popular; 2) Saúde pública, água e saneamento; 3) Limpeza urbana e tratamento de resíduos; 4) Conflitos socioambientais e remoções forçadas de famílias; 5) Educação, sustentabilidade e crise climática; 6) Violação dos Direitos Humanos, garantia de justiça, equidade, diversidade e inclusão; 7) Redução das desigualdades sociais e territórios vulnerabilizados; 8) Governança metropolitana, participação social e mudanças climáticas; 9) Mobilidade urbana e impactos ambientais.

O V FSBS é organizado pelas diversas entidades da sociedade civil e movimentos sociais, como mulheres, negritude, juventude, pessoas idosas, urbanistas e ambientalistas e, nesta edição, pretende discutir diversas pautas tendo a questão climática como eixo.

O evento propõe, ainda, um debate sobre como adaptar as cidades às mudanças climáticas, reduzir desigualdades e fortalecer a resiliência urbana. Questões como moradia (racismo ambiental), desigualdades de gênero e raça, o etarismo e as diversas violências, principalmente o feminicídio e a criminalização das pessoas negras e da população periférica, saneamento, saúde pública, reciclagem, segurança alimentar e saberes ancestrais farão parte das discussões.

Segundo a coordenadora da OSC Concidadania e integrante da organização do V FSBS, Marly Carvalho, o conteúdo e propostas elaborados e sistematizados a partir das discussões das/dos participantes serão divulgados em documento público, contribuindo para fortalecer a integração entre políticas urbanas, sociais e ambientais; ampliar o controle social e a formação política sobre o tema ambiental; estimular ações de mitigação e adaptação climática nos municípios da Baixada Santista; valorizar a produção de conhecimento e práticas locais de resiliência comunitária; realizar campanhas para atender as demandas da população que vive à margem das políticas públicas.

A realização do V FSBS conta com o apoio financeiro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), viabilizado pelo Edital 01/2025 do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral; Projeto AdaptAÇÃO, Planejamento Urbano para um Futuro Sustentável, parceria entre o Ministério das Cidades e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, envolvendo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e o Observatório das Metrópoles, além da colaboração de entidades e movimentos sociais da organização que viabilizaram a confecção dos diversos materiais necessários para o evento.

Imagem: Reprodução

Confira a programação

8h | Credenciamento, acolhida e café coletivo (partilha de experiências);

9h | Ato ecumênico e mística indígena com representantes da Aldeia Ara Pyau;

9h30 | Abertura: Representantes Unifesp, Ministério das Cidades, Ministério Meio Ambiente e Fórum Social da Baixada Santista;

10h | Mesa temática: Que cidade queremos habitar? com: Orlando Santos Júnior, Ivan Carlos Maglio e André Leandro Nascimento. Mediadora: Tania Diniz;

11h | Grupos temáticos: discussão e construção coletiva;

13h | Almoço;

14h | Plenária;

1)      Atividade cultural;

2)      Apresentação dos resultados construídos coletivamente;

16h | Mesa redonda: síntese do debate. (Marcos Pellegrini Bandini, geólogo; Maria Salete dos Santos, assistente social e Sania Cristina Dias Batista, arquiteta e urbanista);

18h | Encerramento com apresentação do Coletivo Antirracista Ojú Oba´.

Serviço

Data: 29 de novembro de 2025 (sábado);

Horário: das 8h às 18h;

Local: Unifesp Baixada Santista. Rua Silva Jardim, nº 136, Vila Mathias, Santos;

Realização - AdptaAÇÃO Planejamento Urbano para um Futuro Sustentável; Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara; Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD); Centro de Direitos Humanos Baixada Santista Irmã Maria Dolores; Coletivo Feminista Classista Antirracista Maria vai com as Outras; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Concidadania Fórum da Cidadania de Santos; Fundação Settaport; Fórum do Envelhecimento Saudável de Santos; Instituto Energia; Livres Rede Agroecológica de Produção e Consumo; Instituto Procomum; Santos Mais Verde; Ministério das Cidades (Governo Federal); Observatório das Metrópoles/Núcleo Baixada Santista; Sindicato dos Professores do Ensino Oficial (Apeoesp); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Logo Forum