Santos recebe exposição que reflete sobre a vida e o tempo dos objetos
“Inventário: O tempo nas coisas”, da artista visual santista Camila Bernardo, a Mila, será apresentada na G.Galeria
A artista visual santista Camila Bernardo, conhecida no meio artístico como Mila, inaugura, nesta quinta-feira (6), às 18h30, a exposição individual “Inventário: O tempo nas coisas”, na G.Galeria, em Santos, no litoral paulista.
A mostra reúne 47 obras inéditas, resultado de três meses de imersão, em que Mila revela todo o potencial artístico desenvolvido ao longo de mais de uma década de pesquisa e experimentação. A exposição fica em cartaz até 6 de dezembro, com visitação gratuita, de quarta a sábado.
Com curadoria de Felipe Landahl, a mostra convida o público a refletir sobre o tempo e a vida dos objetos. A artista transforma elementos descartados — como carteiras escolares, teclados infantis, livros e lápis partidos — em obras que atravessam pintura, colagem, instalação e assemblage.
Um dos destaques é uma instalação inédita na fachada da galeria, onde Mila recria um relógio antigo de mais de 1,20 metro, no qual ela própria se retrata dentro do mecanismo do tempo — uma metáfora visual sobre o ciclo da vida e a inevitável passagem das horas.
“Eles apenas passam pela gente e seguem sua jornada, ganhando novas histórias”, resumiu a artista sobre sua pesquisa poética.
O vernissage marca o início da programação de fim de ano da G.Galeria. O evento reunirá artistas, colecionadores e entusiastas da arte, em uma noite com DJ, chopp e vinhos.
No texto curatorial, Felipe Landahl define “Inventário: O tempo nas coisas” como “uma escavação poética que vasculha os resíduos da vida cotidiana para revelar, entre objetos desgastados e vestígios de infância, as camadas invisíveis do tempo”.
Programação e experiências paralelas
A exposição contará com uma série de atividades abertas ao público e ações educativas:
-Visitação de alunos da rede pública municipal (7º ao 9º ano): a galeria receberá estudantes, com visitas gratuitas e mediadas, e oficinas de arte que abordam o papel dos diferentes agentes do campo artístico — como o artista, o curador, a galeria e as feiras de arte.
-Visitas guiadas com a artista: em dias exclusivos, o público poderá conhecer as obras de perto, com explicações e interações conduzidas pela própria artista.
-Oficina de arte na galeria: um encontro dedicado a conversas e experimentações sobre pintura e processos criativos, conduzido pela artista.
-Wine & Art: uma noite de vivência artística em um ambiente descontraído e sensorial, harmonizando arte, vinho e gastronomia com finger foods.
Serviço
Exposição “Inventário: O tempo nas coisas” – Camila Bernardo.
Local: G. Galeria – Rua Almeida de Moraes, nº 47, Santos;
Vernissage: 6 de novembro (quinta-feira), das 18h30 às 22h30 – aberta ao público;
Visitação: de 7/11 a 6/12;
Quarta a sexta: 14h às 18h | Sábados: 11h às 18h30 (outros horários mediante agendamento);
Entrada gratuita;
Instagram da artista;
Instagram da galeria.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.