Cultura

Cantora baiana conecta música e ancestralidade em apresentação no Sesc Santos

Irma Ferreira interpreta um repertório que atravessa o sagrado no show “Em Cantos de Orisà”

Escrito en SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Cantora baiana conecta música e ancestralidade em apresentação no Sesc Santos
Irma Ferreira. Divulgação

O Sesc Santos, no litoral paulista, abre o palco do seu auditório para receber a cantora baiana Irma Ferreira com seu show “Em Cantos de Orisà”, que celebra a riqueza das tradições afro-religiosas. A apresentação será no dia 26 de abril, sábado, às 20 horas.

Irma compartilha com o público a conexão entre música e ancestralidade, por meio de Oríkìs (cantigas), Àdùrás (rezas) e Itans (histórias) dos Orixás do panteão Nagô Vodun, bem como canções brasileiras que exaltam a cultura negra.

Com um repertório que atravessa o sagrado, a artista propõe um mergulho sonoro e espiritual. O resultado é um concerto de 1h20, que equilibra uma abordagem musical inovadora com elementos tradicionais do culto afro-religioso.

No palco, Irma estará acompanhada pelo trio Luan Badaró (percussão), Ruan de Souza (violão) e Beto Lemos (violoncelo). O espetáculo traz as canções do álbum “Em Cantos de Orisà”, lançado em 2023 pelo selo AJABU! Record.

A concepção do projeto “Em Cantos de Orisà”

Irma Ferreira revelou que a ideia do projeto surgiu durante o isolamento social da pandemia da Covid-19. O primeiro registro, uma cantiga para Oxalá (Ojo igbi), publicado em seu Instagram, gerou grande conexão com o público, que recebeu a música como um alento e um processo de cura.

O impacto motivou Irma a desenvolver a série de vídeos “Em Cantos de Orisà”, ao lado de Angélica Ferreira (Egbome de Ogun) e Everton Neves (Ogan de Logun Edé e pesquisador), que disponibilizou cerca de 130 cantigas, rezas e itans dos Orixás, alcançando milhares de pessoas.

O projeto se desdobrou no EP “Cantos e Rezas” (2021), seguido pelo disco “Em Cantos de Orisà” (2023). Agora, ganha vida no palco, com a turnê do show homônimo, que estreou em Salvador, no dia de seu aniversário, 28 de março, passa por São Paulo, no Sesc Pompeia, e desce a serra para uma apresentação única no Sesc Santos em 26 de abril.

“É um dia para celebrar a vida e, pra mim, não há lugar melhor para isso que no palco, em Salvador, perto da família, dos amigos e das pessoas que amo. Sobretudo, cantando para Orixá, nesse projeto que abraça o povo de terreiro, o meu povo”, destacou.

Com mais de 15 anos de experiência na música de concerto e na ópera, Irma Ferreira vive um momento profissional especial.

Atualmente doutoranda e professora de Canto Lírico na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a cantora vem consolidando sua carreira tanto no Brasil quanto no exterior. Recentemente, integrou a turnê com o grupo Ofá e interpretou a personagem Rahda na ópera-canção do maestro italiano Aldo Brizzi e Gilberto Gil, “Amor Azul”.

Serviço

“Em Cantos de Orisà” - Irma Ferreira;

Auditório do Sesc Santos - Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos;

Data: 26 de abril, sábado, às 20 horas;

Duração: 90 minutos;

Ingressos: de R$ 12 a R$ 40;

Vendas online e nas bilheterias do Sesc;

Classificação indicativa: Livre.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
Logo Forum