Efeito Neymar: Santos supera rivais e já é 3º clube no Brasil em alcance nas redes
No primeiro trimestre de 2025, o Peixe ganhou 10 milhões de novos seguidores, totalizando 24 milhões de fãs
Dentro de campo, Neymar ainda não convenceu, com futebol apenas razoável nas poucas partidas que disputou em seu retorno ao Santos, além de uma lesão muscular. Porém, fora das quatro linhas, o camisa 10 continua fazendo muito sucesso.
No primeiro trimestre do ano, depois da volta de Neymar, o Peixe contabilizou crescimento recorde em suas redes sociais. O Santos ganhou nada menos do que 10 milhões de novos seguidores.
Com isso, supera rivais, como São Paulo e Palmeiras, e se tornou o terceiro maior clube do Brasil em alcance digital, com quase 24 milhões de fãs, no total.
Além do efeito Neymar, a direção do Peixe promoveu uma reformulação nas redes sociais do clube. A equipe de marketing identificou pontos de melhoria e passou a investir em conteúdos mais criativos e voltados para o público jovem.
Resultado: o Instagram do Santos saltou de 3,5 milhões para 7,4 milhões seguidores; o perfil no TikTok, de 2,1 milhões para 6,5 milhões; Facebook ganhou 1,2 milhão de novos seguidores; canal oficial no Youtube registrou quase 50M de visualizações e mais de 200 mil novos inscritos.
Confira mais números
Dos meses de janeiro a março deste ano, o clube fez cerca de 7 mil publicações, registrando aumento de 7,58% na taxa de engajamento, 8 mil comentários e compartilhamentos e mais de 2 bilhões de visualizações no geral.
Os números estão no relatório produzido pelo departamento de marketing, que analisou perfis do clube no X (antigo Twitter), Threads, TikTok, YouTube, Instagram e Facebook, de acordo com reportagem da Gazeta Esportiva.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.