FOLHA SANTISTA

Litoral de SP recebe debate sobre mulheres negras na política

Atividade também visa criar Comitê Regional da Baixada Santista para II Marcha Nacional das Mulheres Negras, evento que integra V Semana Tereza de Benguela

Escrito en SP el
Jornalista e redator da Revista Fórum.
Litoral de SP recebe debate sobre mulheres negras na política
Imagem do evento de 2024. Divulgação

O município de Mongaguá, no litoral paulista, recebe, neste sábado (7), às 15 horas, debate com o tema “De Durban à Segunda Década do Afrodescendente: contribuição das mulheres negras na construção de políticas de reparação histórica”.

A mediação é de Vera Oscar e Mary do Careno, militantes do movimento negro, e Eliane Almeida, estudiosa das questões raciais. A atividade, organizada pela V Semana Tereza de Benguela, será realizada no espaço Quilombace, em Agenor de Campos, Mongaguá.

A programação faz parte da formação política anual em preparação à Semana Tereza de Benguela, que este ano tem como eixo central “Mulheres Negras na Política - enfrentando a Violência do Estado”.

Um dos pontos principais da atividade será a criação do Comitê Regional da Baixada Santista para a II Marcha Nacional das Mulheres Negras, considerado pela organização “passo estratégico para a mobilização e articulação regional, em direção à construção coletiva da marcha, reafirmando a centralidade das mulheres negras na luta por justiça, equidade e memória”.

A Semana Tereza de Benguela da Baixada Santista é uma iniciativa que nasce do encontro entre militância, academia e saberes populares, reforçando o compromisso com a valorização das mais velhas, a construção coletiva e a resistência negra em seus múltiplos territórios.

A atividade é gratuita e aberta a mulheres negras da Baixada Santista, além de todas as pessoas que compreendam a necessidade de fortalecer o debate e a ação política antirracista e antissexista, mantendo o protagonismo em mãos de mulheres negras.

Reprodução

Serviço

Atividade: Formação Política – Fundação do Comitê Regional da Baixada Santista para a II Marcha Nacional das Mulheres Negras;

Tema: “De Durban à Segunda Década do Afrodescendente: contribuição das mulheres negras na construção de políticas de reparação histórica”;

Data: 7 de junho de 2025 (sábado);

Horário: A partir das 15h;

Local: Quilombace – Avenida Governador Mario Covas Junior, 9.258, em Agenor de Campos, Mongaguá;

Realização: Semana Tereza de Benguela da Baixada Santista.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Logo Forum