Imprensa livre e independente
25 de junho de 2019, 15h34

STF julga HC de Lula e #LulaLivreUrgente é tópico mais comentado do Twitter

Segunda Turma do STF analisa pedidos de habeas corpus da defesa do ex-presidente

Foto: Ricardo Stuckert
Enquanto a defesa de Lula tenta, na tarde desta terça-feira (25), reincluir a análise do pedido de habeas corpus do ex-presidente na sessão do dia da Segunda Turma no Supremo Tribunal Federal (STF), a hashtag #LulaLivreUrgente se tornou a mais comentada no Twitter. O pedido de habeas corpus seria analisado nesta terça-feira, mas foi colocado como último da lista de assuntos discutidos hoje e pode ser adiado para agosto. Segundo ministros do Supremo, o adiamento ocorreu porque a ministra Cármen Lúcia, que hoje assume como presidente do colegiado, não estaria segura de que será possível evitar que o ex-juiz e...

Enquanto a defesa de Lula tenta, na tarde desta terça-feira (25), reincluir a análise do pedido de habeas corpus do ex-presidente na sessão do dia da Segunda Turma no Supremo Tribunal Federal (STF), a hashtag #LulaLivreUrgente se tornou a mais comentada no Twitter.

O pedido de habeas corpus seria analisado nesta terça-feira, mas foi colocado como último da lista de assuntos discutidos hoje e pode ser adiado para agosto. Segundo ministros do Supremo, o adiamento ocorreu porque a ministra Cármen Lúcia, que hoje assume como presidente do colegiado, não estaria segura de que será possível evitar que o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, seja considerado suspeito no caso do tríplex.

A ministra diz que não interferiu na pauta e se defende afirmando que assumiu somente hoje a presidência da corte.

A imparcialidade de Moro é questionada com maior ênfase desde os vazamentos de diálogos entre ele e o procurador federal Deltan Dallagnol que mostram que juiz e MPF (Ministério Público Federal) atuaram em cooperação para a condenação de Lula.

Veja também:  MTST faz protesto em hamburgueria que usou violência contra mulher como marketing

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) está acompanhando a sessão da Segunda Turma do Supremo. A votação encontra-se em 2 a 2; Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram a favor da liberdade de Lula até que o habeas corpus seja definitivamente julgado.

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum