racismo no Brasil

O racismo estrutural humilha e mata – Por Chico Alencar

16/6/2021 | Essa é a sociedade brasileira. Injusta, desigual e com a marca do racismo estrutural, que vem de quatro séculos de escravização oficial dos negros. Racismo que, como ideologia dominante, está introjetado até em segmentos dominados

Sobre o racismo e o caso do Carrefour, por Dennis de Oliveira

24/11/2020 | No Brasil, condições sócio-históricas singulares levaram à racialização das classes sociais desde o princípio (branco como senhor, negro como escravizado e depois, branco como proprietário e negro como subalterno), transformando o racismo numa estrutura de estratificação social.

Neguinho da Beija-Flor: "é importante termos iniciativas como a do museu e a do coletivo de artistas pretos"

30/6/2019 | Para o sambista, "a nossa história foi queimada, pouco se sabe ainda. Por isso, é importante termos iniciativas como a do museu e a do coletivo de artistas pretos". Ele também criticou o craque Pelé, que ele considera que nega o racismo existente do Brasil: "Pelé nega o racismo. Eu, não. Não fui embranquecido por conta da fama e do dinheiro e continuo sofrendo com isso".

Os negros nos protestos democráticos

21/3/2016 | "O morro desceu e não era carnaval. Foi um ensaio geral pela democracia", comenta a escritora Cidinha da Silva sobre a ampla presença de negros em manifestações do último dia 18, marcadas pela diversidade. Leia o artigo na íntegra.

Ver más noticias