Imprensa livre e independente
12 de novembro de 2016, 10h16

Tragédia Anunciada: veja reportagem em quadrinhos sobre o desastre ambiental de Mariana

O tempo parou em Bento Rodrigues: um estrondo e nada mais se movia no tempo que dava ritmo à vida dos moradores.

O tempo parou em Bento Rodrigues: um estrondo e nada mais se movia no tempo que dava ritmo à vida dos moradores. Por Guilherme Weimann, Rafaella Dotta, Vitor Teixeira* A reportagem em quadrinhos “Tragédia Anunciada” traz fragmentos do maior crime ambiental ligado à mineração do mundo, acontecido há um ano na cidade de Mariana (MG). 663 quilômetros de lama e vidas destruídas foram os resultados do rompimento da barragem de Fundão, que é visto como crime pelas famílias atingidas e por organizações que trabalham diariamente com o caso. As ilustrações trazem quem são os moradores de Bento Rodrigues – as primeiras...

O tempo parou em Bento Rodrigues: um estrondo e nada mais se movia no tempo que dava ritmo à vida dos moradores.

Por Guilherme Weimann, Rafaella Dotta, Vitor Teixeira*

A reportagem em quadrinhos “Tragédia Anunciada” traz fragmentos do maior crime ambiental ligado à mineração do mundo, acontecido há um ano na cidade de Mariana (MG). 663 quilômetros de lama e vidas destruídas foram os resultados do rompimento da barragem de Fundão, que é visto como crime pelas famílias atingidas e por organizações que trabalham diariamente com o caso.

As ilustrações trazem quem são os moradores de Bento Rodrigues – as primeiras vítimas do desastre, as relações entre Samarco e governos, e algumas das consequências vistas até hoje. Mostra também uma nova etapa da tragédia: a construção do dique S4, barragem que irá alagar definitivamente a comunidade de Bento Rodrigues para aumentar a capacidade de estocagem de rejeitos de minério da mineradora Samarco.

Mariana - Guilherme Weimann, Rafaella Dotta, Vitor Teixeira

Veja também:  Em acordo, Vale promete indenização de R$ 700 mil a cada familiar das vítimas de Brumadinho

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum