Imprensa livre e independente
07 de julho de 2014, 19h09

Transexual assume secretaria de turismo em Bogotá

Prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, declarou que Piñeros Laverde foi nomeada por suas qualidades políticas e não por ser transexual

Prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, declarou que Piñeros Laverde foi nomeada por suas qualidades políticas, e não por ser transexual Por Redação O prefeito de Bogotá, Gustavo Petro (Partido Progressista), nomeou, na última quinta-feira (3), a ativista transexual Tatiana Piñeros Laverde como diretora do Instituto de Turismo (IDT). Essa é a primeira vez que uma mulher transexual assume uma entidade pública na Colômbia. Apesar do fator da transexualidade de Piñero Laverde ter sido muito comentado, o prefeito de Bogotá declarou que ele não foi decisivo na nomeação, mas sim o “preparo, a qualificação política e a experiência em administração”. “Trabalhar...

Prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, declarou que Piñeros Laverde foi nomeada por suas qualidades políticas, e não por ser transexual

Por Redação

O prefeito de Bogotá, Gustavo Petro (Partido Progressista), nomeou, na última quinta-feira (3), a ativista transexual Tatiana Piñeros Laverde como diretora do Instituto de Turismo (IDT). Essa é a primeira vez que uma mulher transexual assume uma entidade pública na Colômbia.

Apesar do fator da transexualidade de Piñero Laverde ter sido muito comentado, o prefeito de Bogotá declarou que ele não foi decisivo na nomeação, mas sim o “preparo, a qualificação política e a experiência em administração”.

“Trabalhar em ambos os setores público e privado permitiu-me reconhecer e identificar todo o processo administrativo adequado do serviço civil. Ser uma mulher transexual não deve pôr de lado as minhas qualidades profissionais e pessoais”, declarou Tatiana Piñero Laverde.

A gestão de Gustavo Petro na cidade de Bogotá é reconhecida pelas iniciativas em torno das questões LGBT, entre elas, a criação de casas de proteção e os Conselhos Consultivos LGBT. Considerado progressista, Petro retomou o cargo de prefeito recentemente, depois de uma polêmica cassação que envolveu disputa política com setores conservadores da Colômbia.

Veja também:  Haddad defende modelo de autonomia universitária em entrevista a Miriam Leitão, na GloboNews

Foto de capa: El Universal

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum