Imprensa livre e independente
28 de agosto de 2018, 07h55

Unicamp: Núcleo de Consciência Negra denuncia nova ameaça de neonazistas

A ameaça surgiu num cartão com o desenho de uma suástica, colocado na janela de uma das casas da moradia da Unicamp, onde todos os moradores são negros. É a segunda ocorrência do gênero em um mês

O Núcleo de Consciência Negra da Unicamp denunciou mais uma ameaça de grupos neonazistas na universidade na tarde desta segunda-feira (27). A ameaça surgiu num cartão com o desenho de uma suástica, colocado na janela de uma das casas da moradia da Universidade, onde todos os moradores são negros, de acordo com post no Facebook do NCN. Este é o segundo caso de ameaças do gênero na universidade estadual. Há menos de um mês, pichações nazistas foram feitas em livros, computadores e mesas da biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O suspeito foi identificado pelas câmeras de segurança...

O Núcleo de Consciência Negra da Unicamp denunciou mais uma ameaça de grupos neonazistas na universidade na tarde desta segunda-feira (27). A ameaça surgiu num cartão com o desenho de uma suástica, colocado na janela de uma das casas da moradia da Universidade, onde todos os moradores são negros, de acordo com post no Facebook do NCN.

Este é o segundo caso de ameaças do gênero na universidade estadual. Há menos de um mês, pichações nazistas foram feitas em livros, computadores e mesas da biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). O suspeito foi identificado pelas câmeras de segurança do local e a Unicamp abriu investigação sobre o caso.

“Pelo visto, a integridade física e mental dos estudantes de pele escura estão em risco e seguem ameaçadas pelas interdições do racismo. Enquanto isso, as manifestações neonazistas que ocorreram na Unicamp semanas atrás, têm sido tratadas pela reitoria como atos de vandalismo”, diz a nota, em referência ao caso ocorrido no início de agosto.

Veja também:  Intervenção de Bolsonaro cancela vestibular para LGBTs em universidade federal

“Essa ação soma-se a uma série de ameaças racistas que têm acontecido dentro da Unicamp há pelo menos três anos. Frente aos fatos, a reitoria vem se posicionando de forma irresponsável e omissa. Até quando isso seguirá?”, questiona a nota do NCN.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum