Imprensa livre e independente
13 de setembro de 2018, 20h27

Universidade da Argentina concede título de doutor honoris causa a Lula

Universidade de Comahue é a 11ª instituição da Argentina a conceder a honraria ao ex-presidente, que possui títulos na França, Portugal e Canadá

O ex-presidente já recebeu o título de doutor honotris causa em inúmeras universidades espalhadas pelo mundo – Foto: Reprodução/YouTube Por Agência PT de Notícias A Universidade de Comahue, em Neuquén, na Argentina, concedeu o título de doutor honoris causa para Lula, nesta quinta-feira (13). No documento, o reitor da instituição, Gustavo V. Crisafulli, afirma que o evento é um “importante acontecimento” para a universidade. O ex-presidente já recebeu o reconhecimento de diversas instituições como: Instituto de Estudos Políticos de Paris (França); Universidade de Coimbra (Portugal); Universidade de Toronto (Canadá); Universidade de Aquino (Bolívia); Universidade Andina Simón Bolívar e Escola Politécnica do Litoral (Equador) e...

O ex-presidente já recebeu o título de doutor honotris causa em inúmeras universidades espalhadas pelo mundo – Foto: Reprodução/YouTube

Por Agência PT de Notícias

A Universidade de Comahue, em Neuquén, na Argentina, concedeu o título de doutor honoris causa para Lula, nesta quinta-feira (13). No documento, o reitor da instituição, Gustavo V. Crisafulli, afirma que o evento é um “importante acontecimento” para a universidade.

O ex-presidente já recebeu o reconhecimento de diversas instituições como: Instituto de Estudos Políticos de Paris (França); Universidade de Coimbra (Portugal); Universidade de Toronto (Canadá); Universidade de Aquino (Bolívia); Universidade Andina Simón Bolívar e Escola Politécnica do Litoral (Equador) e Universidade Mayor de San Marcos (Peru).

Como mais esta honraria, Lula contabiliza onze títulos doutor honoris causa por universidades na Argentina – Rosário, Buenos Aires, Cuyo, San Juan, Córdoba, La Plata, Tres de Febrero, Lanús, San Martín e a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais. Reconhecido internacionalmente como o presidente que mais investiu na educação e em programas de inclusão, Lula foi primeiro Presidente da República do Brasil sem curso superior.

Veja também:  FórumCast #06 - As falácias da reforma da Previdência

Ao longo dos seus governos e de Dilma Rousseff, 18 universidades e 173 campi foram construídos no Brasil. Além disso, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) ofereceu às universidades um volume inédito de recursos para investir na produção de conhecimento. Em troca, ampliaram o número de vagas e criaram cursos noturnos, entre outras ações que ajudaram a reduzir desigualdades sociais históricas.

Lula também foi responsável por integrar, por meio da educação, a América Latina. Em 2010, o ex-presidente oficializou a criação da Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) com sede em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Foto: Reprodução

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum