Imprensa livre e independente
20 de fevereiro de 2019, 20h48

Vaza conversa em que Bolsonaro pede para Onyx negociar acordo com Bebianno

Ministro chefe da Casa Civil teria ligado "por engano" a um jornalista d'O Globo, que registrou uma conversa com Bolsonaro, em que o presidente fala sobre o suposto dossiê que Bebianno estaria preparando para atacá-lo e ainda dispara: "Se ele me cobrar individualmente, eu to f**"

Foto: Agência Brasil
O jornal O Globo, em matéria divulgada na noite desta quarta-feira (20), colocou ainda mais lenha na fogueira da crise instaurada entre o ex-ministro Gustavo Bebianno e o presidente Jair Bolsonaro, que começou com as denúncias de candidaturas laranjas do PSL, partido do presidente e dirigido, à época da campanha, por Bebianno. De acordo com o jornal, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, teria ligado “por engano” para o celular do jornalista, que registrou uma conversa sigilosa entre o ministro e o presidente. No diálogo, Bolsonaro escala Lorenzoni para negociar um acordo com Bebianno para que o ex-ministro não...

O jornal O Globo, em matéria divulgada na noite desta quarta-feira (20), colocou ainda mais lenha na fogueira da crise instaurada entre o ex-ministro Gustavo Bebianno e o presidente Jair Bolsonaro, que começou com as denúncias de candidaturas laranjas do PSL, partido do presidente e dirigido, à época da campanha, por Bebianno.

De acordo com o jornal, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, teria ligado “por engano” para o celular do jornalista, que registrou uma conversa sigilosa entre o ministro e o presidente. No diálogo, Bolsonaro escala Lorenzoni para negociar um acordo com Bebianno para que o ex-ministro não o ataque.

Antes de ser demitido, Bebianno havia afirmado que, se caísse, cairia “atirando”. Já na manhã desta quarta-feira (20) o jornal Folha de S. Paulo denunciou que o ex-ministro estaria preparando um “dossiê” sobre a campanha e as primeiras semanas de mandato de Bolsonaro para atacá-lo.

Na conversa registrada pelo O Globo, Lorenzoni afirma que já conversou com Bebianno sobre o assunto e que o ex-ministro teria “dado sua palavra” de que não atacaria o presidente. “A Folha deu uma nota e o Antagonista acabou de reproduzir e ele (Bebianno) acabou de ligar e pediu para tirar. Que é o seguinte… Que ele estava preparando documentos e não sei o quê para atacar. Ele disse ao Jorge (possivelmente Jorge Oliveira, subchefe de Assuntos Jurídicos do Planalto): ‘o que eu tinha para fazer, eu fiz ontem. Eu não dou mais nenhuma palavra, acabou tudo ontem. Eu to te dando a minha palavra. Ok?’ Então, agora, no fim da tarde, para tu saber, eu vou lá dar uma conversada com ele”, disse o ministro da Casa Civil.

Veja também:  As ruas faltaram ao encontro

Bolsonaro, no entanto, se mostrou preocupado por ainda ser representado por Bebianno, que é advogado, em processos judiciais.

“Você vai conversar com ele sobre as ações?”, pergunta Bolsonaro. Onyx responde que sim.

“Se ele [Bebianno] me cobrar individualmente o mínimo, eu tô fodido. Tem que vender uma casa minha para poder pagar”, comenta o presidente.

Ouça o áudio da conversa abaixo.

Confira a íntegra da reportagem aqui.

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum