Imprensa livre e independente
14 de março de 2019, 17h37

VÍDEO: Buenos Aires presta homenagens a Marielle Franco

Militantes espalharam pela capital argentina placas com o nome da ex-vereadora e preparam uma manifestação no Obelisco

Fotos e vídeo: Coletivo Passarinho
Não é somente no Brasil que Marielle Franco e Anderson Gomes estão sendo homenageados nesta quinta-feira (14), dia que marca um ano dos assassinatos de ambos. Buenos Aires, capital argentina, programou inúmeras ações para lembrar o legado de luta da ex-vereadora. Militantes na capital argentina espalharam placas com o nome de Marielle. Outra iniciativa do grupo foi mudar o nome de uma estação de metrô para “Rio de Janeiro Marielle Franco”. A medida foi organizada pelo Coletivo Passarinho e por brasileiros que moram na capital argentina. Além das ações em locais públicos de Buenos Aires, está programado para as 18 horas um...

Não é somente no Brasil que Marielle Franco e Anderson Gomes estão sendo homenageados nesta quinta-feira (14), dia que marca um ano dos assassinatos de ambos. Buenos Aires, capital argentina, programou inúmeras ações para lembrar o legado de luta da ex-vereadora.

Militantes na capital argentina espalharam placas com o nome de Marielle. Outra iniciativa do grupo foi mudar o nome de uma estação de metrô para “Rio de Janeiro Marielle Franco”. A medida foi organizada pelo Coletivo Passarinho e por brasileiros que moram na capital argentina.

Além das ações em locais públicos de Buenos Aires, está programado para as 18 horas um ato em homenagem a Marielle no Obelisco, o ponto turístico mais tradicional e reconhecido da cidade.

Algumas das principais entidades ligadas aos direitos humanos da Argentina se juntaram à iniciativa, além de sindicatos, jornalistas e personalidades destacadas pela luta por direitos, entre elas Anistia Internacional, Madres de Plaza de Mayo e Abuelas de Mayo, conhecidas pela resistência à impunidade dos atos da ditadura argentina (1976-1983).

Veja também:  Freixo coloca "Quem Mandou Matar Marielle?" na porta de gabinete

Berlim

A Alemanha também reverenciou Marielle Franco. Em Berlim, cerca de 180 pessoas, entre brasileiros e alemães, marcharam pelas ruas da capital para homenagear a ex-vereadora, e protestar contra o governo de Jair Bolsonaro.

Assistam ao vídeo:

Nossa sucursal em Brasília já está em ação. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Saiba mais.

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum