Imprensa livre e independente
28 de maio de 2018, 10h41

Vídeo: Imigrante ilegal dá exemplo de coragem e humanidade ao escalar prédio para salvar criança

Macron entregou a Gassama uma medalha em reconhecimento por sua bravura, além de anunciar que ele receberá a cidadania francesa e um emprego no Corpo de Bombeiros

O imigrante Mamoudou Gassama, de 22 anos, que estava em condição ilegal na França desde setembro, virou herói da noite para o dia e recebeu a promessa de que ganhará cidadania e emprego. Ele salvou uma criança pendurada do lado de fora de um prédio em Paris no último sábado (26). A ação de Gassama foi filmada e o vídeo viralizou no Facebook. Em ação espetacular, ele escalou a fachada do prédio, subiu de apartamento em apartamento, entrou na sacada onde o menino estava pendurado e puxou o garoto de quatro anos para dentro, sob os aplausos das pessoas que...

O imigrante Mamoudou Gassama, de 22 anos, que estava em condição ilegal na França desde setembro, virou herói da noite para o dia e recebeu a promessa de que ganhará cidadania e emprego. Ele salvou uma criança pendurada do lado de fora de um prédio em Paris no último sábado (26). A ação de Gassama foi filmada e o vídeo viralizou no Facebook.

Em ação espetacular, ele escalou a fachada do prédio, subiu de apartamento em apartamento, entrou na sacada onde o menino estava pendurado e puxou o garoto de quatro anos para dentro, sob os aplausos das pessoas que estavam na rua.

Por sua bravura, Gassama foi recebido pelo presidente da França, Emmanuel Macron, nesta segunda-feira (28) para agradecê-lo pessoalmente. O presidente entregou ao imigrante uma medalha em reconhecimento por sua bravura, além de anunciar que ele receberá a cidadania francesa e um emprego no Corpo de Bombeiros.

Quando as equipes dos bombeiros de Paris chegaram ao local a criança já tinha sido resgatada. “Por sorte, tinha alguém fisicamente preparado e que tinha coragem para ir pegar a criança”, afirmou o porta-voz dos bombeiros à agência AFP.

Veja também:  Dallagnol é escrachado em anúncio de palestra sobre "a luta contra a corrupção"

Imigrante ilegal

Segundo a mídia francesa, Gassama estava em condição ilegal no país, onde chegou em setembro. Em entrevista à rede RMC, Gassama contou que, “após deixar o Mali, cruzei Burkina Faso e o Níger, para chegar de barco da Líbia, foi bem difícil”.

Depois do resgate, tanto a criança quanto Gassama foram levados ao hospital para exames de rotina. O “herói” estava reclamando de dores no joelho e a criança estava em choque, segundo disseram os bombeiros ao jornal francês Le Monde. O menino “está bem”.

Em uma entrevista à emissora francesa BFMTV, Gassama disse que, quando viu a criança pendurada na sacada, “não pensou, apenas salvou o menino”. “Quando eu o peguei nos meus braços, perguntei por que ele fez isso. Mas ele não me respondeu.”

Com informações da BBC Brasil

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum