Imprensa livre e independente
10 de julho de 2019, 16h30

Vídeo mostra mulher insultando africanos em trem espanhol: “Vocês são uns macacos de m…”

O vídeo foi difundido pela organização Es Racismo, que trabalha na Espanha com casos de ataques racistas e xenofóbicos

Senhora racista que fez ataque racista contra imigrantes em um trem na Espanha (Foto: Reprodução YouTube)
Um vídeo gravado por celular se tornou tendência nas redes sociais nesta quarta-feira (10). As imagens mostra uma senhora espanhola insultando gratuitamente um grupo de imigrantes que viajava em um trem, na cidade de Bilbao, no País Basco, região norte do país. Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo Nas primeiras cenas do vídeo, a mulher dá a entender que está incomodada por escutá-los falando em idiomas diferentes: “Um fala em inglês, o outro fala em francês, o outro em argelino, e outro em sul-africano”, diz ela, apontando a eles...

Um vídeo gravado por celular se tornou tendência nas redes sociais nesta quarta-feira (10). As imagens mostra uma senhora espanhola insultando gratuitamente um grupo de imigrantes que viajava em um trem, na cidade de Bilbao, no País Basco, região norte do país.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo

Nas primeiras cenas do vídeo, a mulher dá a entender que está incomodada por escutá-los falando em idiomas diferentes: “Um fala em inglês, o outro fala em francês, o outro em argelino, e outro em sul-africano”, diz ela, apontando a eles com o dedo.

Logo, ela emenda com racismo mais explícito: “Vocês são uns macacos de m…, uns negros, uns, é…”, nesse então, um dos insultados responde com “uns que?”, e então ela começa a fazer gestos imitando um macaco. Analisando as imagens, se tem a impressão de que as cenas foram gravadas por um dos alvos das ofensas.

Depois dos primeiros insultos, a senhora passou a ser questionada por outros passageiros do trem, e respondeu dizendo que “eu aguento vocês (reclamando) então também têm que me aguentar”.

Veja também:  Campanha antidrogas do governo federal vira motivo de piada nas redes

O vídeo foi difundido pela organização Es Racismo, que trabalha na Espanha com casos de ataques racistas e xenofóbicos. A informação da entidade é que o caso teria ocorrido no dia 1º de julho passado, e que a a autora do ataque racista teria sido identificada como uma professora de um colégio local.

A nota difundida pela organização junto com o vídeo também afirma que a mulher teria tentado acusar os imigrantes de querer estuprá-la, versão que não foi corroborada por testemunhas do caso.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum