Eleições 2020: Segundo turno define prefeitos de 57 cidades brasileiras; siga a apuração ao vivo

No total, 18 capitais e 39 cidades com mais de 200 mil eleitores tiveram segundo turno nestas eleições

Escrito en VÍDEOS el

Mais de 38 milhões de brasileiros foram às urnas neste domingo (29) para escolher os prefeitos e vice-prefeitos que comandarão o executivo municipal de 57 cidades brasileiros pelos próximos quatro anos.

No total, 18 capitais e 39 cidades com mais de 200 mil eleitores tiveram segundo turno nestas eleições. Apenas Macapá, capital do Amapá, não realizou o pleito municipal neste ano devido à crise energética que afetou o fornecimento de luz no estado por mais de 20 dias.

Dos 228 candidatos que disputam o segundo turno, 175 são homens e 23 mulheres. Em apenas uma cidade, Ponta Grossa (PR), a disputa será decidida entre 2 mulheres.

Entre os candidatos, 73 declararam-se pardos ou pretos, 153 são brancos e 2 de raça amarela.

Disputa nacional
O atual cenário político fez com que as eleições municipais ganhassem conotação nacional, especialmente pela disputa em São Paulo, onde Guilherme Boulos, candidato do PSOL, se destacou após ser um dos presidenciáveis no pleito vencido por Jair Bolsonaro (Sem Partido) em 2018.

Em Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PCdoB) fez uma campanha acirrada com Sebastião Melo, do MDB, e no Recife, Marília Arraes (PT) dispoutou voto a voto do eleitor com o primo, João Campos (PSB).