PAUTA BRASIL

Polícia e antifascismo

Por
Escrito en VÍDEOS el

[Retransmissão] Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu após abordagem de agentes da Polícia Rodoviária Federal de Sergipe. Policiais admitiram que usaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo dentro de viatura. Vídeos mostraram ação dos agentes. A ação violenta e cruel recebeu repúdio da população e mesmo assim os policiais optaram por matar o cidadão.

Este crime, denunciado durante essa semana e repudiado pela sociedade, é mais um entre outros exemplos lamentáveis de ação excessiva das polícias que geram mortes constantes na população negra.

Para debater como chegamos a esse ponto e quais seriam as alternativas para acabar com o racismo estrutural e transformar a ação policial, Pauta Brasil da segunda-feira, 30 de maio, recebe Juliana Ribeiro, Pedro Paulo Chaves Mattos e Maria Nysa Moreira Nanni, com mediação de Paulo Ramos, coordenador do Reconexão Periferias, da Fundação Perseu Abramo.

Juliana Ribeiro, delegada de polícia do estado de São Paulo há 10 anos, tesoureira do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo, vice presidente regional da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil, assessora da presidência da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil. Graduada e pós graduada em direito pela PUC/SP. Atuação em movimentos sociais e entidades de direitos humanos.

Maria Nysa Moreira Nanni, delegada da Polícia Civil do Paraná desde 2008. Atua no Nucria Paranaguá desde dezembro de 2014. Já foi delegada chefe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Guarapuava e Campo Mourão. Atuou no Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná, entre 2018 e 2021, Graduada em Direito, especialista em Direito.

Pedro Paulo Chaves Mattos, professor de História, policial civil há 10 anos, atual coordenador estadual do Movimento de Policiais do Rio Grande do Norte, membro do Conselho Nacional de Policiais Antifascismo, foi um dos redatores do Programa de Segurança Pública do PT para 2022 e coordenador de comunicação do Setorial de Segurança Nacional do PT.