FÓRUM SINDICAL

Entrevista: Abdael Ambruster e Carmem Lúcia Lourenço Felippe

Por
Escrito en VÍDEOS el

Neste Fórum Sindical vamos debater o programa de segurança pública do Partido dos Trabalhadores com o policial penal, Abdael Ambruster, Coordenador Nacional de Segurança Pública do PT, Integrante do Movimento Policiais Antifascismo em SP, Ex Diretor de Inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária de SP e com a advogada criminalista, Carmem Lúcia Lourenço Felippe, especialista em segurança pública e ciências criminais, membro da Comissão dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo de Estudos Avançados Política Criminal, pena e raça do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

Num futuro governo de Lula, qual é a proposta para Segurança Pública?

Como garantir a vida de grupos historicamente vítimas da violência policial e do banditismo das milícias, dos jagunços no campo e nas cidades. Como enfrentar o crime organizado, a milícia, o garimpo ilegal, os assassinatos em territórios indígenas, quilombolas, as chacinas nas periferias?

Como combater a violência contra mulheres, juventude negra e população LGBTQIA+?

Quais políticas públicas serão desenvolvidas de forma coordenada, intersetorial e entre os estados que sejam capazes de valorizar a vida e garantir a integridade física da população?

O que é o Sistema Único de Segurança Pública e como ele pode fiscalizar, investigar, supervisionar o trabalho dos profissionais da segurança pública, valorizando as boas condutas e punindo as condutas criminosas? Como investir na qualificação técnica, formação, seleção e capacitação continuada dos profissionais da segurança pública para que a ideia de direitos humanos seja um princípio e não letra morta?

Qual será a política sobre drogas? Como fortalecer a investigação e inteligência para diminuir a repressão indiscriminada?

Participam da bancada os jornalistas da Fórum: Marcelo Hailer e Anderson de Moraes.