Blog do Rovai

O que o brasileiro pensa?
09 de abril de 2020, 19h03

Fala, Rovai | Brasil alcançou hoje o marco dos 1 MIL mortos por Coronavírus

O caso de uma mulher de 75 anos que morreu em Minas Gerais no dia 23 de janeiro tem sido considerado como o marco inicial da circulação do Coronavírus no país. Até alguns dias atrás, o primeiro caso positivo havia sido anunciado em 26 de fevereiro. Era de um homem que morava em São Paulo, tinha 61 anos, e que havia estado na Itália.

Quando este caso foi confirmado já havia outros 20 casos em investigação e 59 suspeitas descartadas.

Já havia subnotificação.
Mas, agora, mesmo desconsiderando todas as subnotificações. (Como tem gente morrendo de pneumonia em Minas, por exemplo) batemos em 1 mil mortes e quase 20 mil casos confirmados. Sim, eu sei que os dados divulgados hoje não são esses.
Os dados divulgados hoje são de 941 mortes e 17.857 casos confirmados. Mas eles se referem a ontem. Os de hoje serão divulgados amanhã. E como provavelmente tivemos mais de 150 mortes hoje, quando o anúncio for feito amanhã, serão aproximadamente 1.100 vidas perdidas. E quase 20 mil infectados.
E sabemos que os números são bem maiores.
Em entrevista no Fórum Onze e Meia, o governador do Piauí, Wellington Dias, admitiu que devem ser imensamente maiores. Mas que como não há testes, não se sabe qual o tamanho da tragédia.
O Coronavírus já infectou mais de 1,5 milhão de pessoas e matou quase 100 mil em poucos meses. Sua primeira ocorrência foi oficialmente informada pelas autoridades chinesas em dezembro de 2019.
Para comparação, a última pandemia mundial, da gripe A (H1N1), na qual Osmar Terra Plana, segundo Bolsonaro, é especialista matou cerca de 18 mil pessoas em um período bem maior, entre 2009 e 2010.
O final de abril e começo de maio será de tragédia anunciada no Brasil. Inclusive porque as cidades começaram a voltar a sua antiga normalidade. Como se o vírus estivesse sendo menos perigoso do que as pessoas imaginavam.
Não é.
E as mais de 1 mil vidas que se foram de brasileiros nesses dois meses e pouco serão mais de 10 mil em pouco tempo. Entramos na curva ascendente. E estamos diminuindo os cuidados ao mesmo tempo.
Pura loucura que tem em Bolsonaro sua maior expressão.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags