Imprensa livre e independente
30 de junho de 2018, 13h24

Youtuber faz piada racista com Mbappé, da França: “Conseguiria fazer arrastão na praia”

Durante a partida entre França e Argentina pela Copa do Mundo, o youtuber Júlio Cocielo fez uma piada de mau gosto ao comentar a arrancada do jogador negro Mbappé, da seleção francesa. Confira a repercussão

Comentário contra jogador francês chocou as redes sociais. Foto: Reprodução/Fox Sports
A primeira partida das oitavas de final da Copa do Mundo, disputada entre França e Argentina, é o assunto mais comentado do Twitter na manhã deste sábado (30). A partida terminou com vitória francesa por 4×3, sendo que dois dos gols da França foram marcados pelo camisa 10 Kylian Mbappé. O nome do herói francês da partida, logo após o primeiro gol, ganhou as redes. Um dos comentários sobre o atleta, que é negro, no entanto, foi de cunho racista e partiu de um internauta brasileiro. Ao comentar uma das arrancadas de Mbappé, o youtuber Júlio Cocielo escreveu: “Mbappé conseguiria...

A primeira partida das oitavas de final da Copa do Mundo, disputada entre França e Argentina, é o assunto mais comentado do Twitter na manhã deste sábado (30). A partida terminou com vitória francesa por 4×3, sendo que dois dos gols da França foram marcados pelo camisa 10 Kylian Mbappé.

O nome do herói francês da partida, logo após o primeiro gol, ganhou as redes. Um dos comentários sobre o atleta, que é negro, no entanto, foi de cunho racista e partiu de um internauta brasileiro. Ao comentar uma das arrancadas de Mbappé, o youtuber Júlio Cocielo escreveu: “Mbappé conseguiria fazer uns arrastões top na praia, hein?”.

Foto: Reprodução/Twitter

Inúmeros internautas, então, começaram a apontar o racismo na piada do “humorista”, que apagou o tweet poucos minutos depois. Ele ainda tentou amenizar em outro tweet, afirmando que, na “brincadeira”, se referia à velocidade com a qual o jogador corria, e não à sua cor.  O argumento, no entanto, não convenceu.

Confira, abaixo, a repercussão.

Veja também:  O primeiro mês da #VazaJato no Twitter

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum