FAMA REPENTINA

"Calabreso": Autor bomba nas redes após BBB e divulga lista de termos; veja vídeo

Humorista Toninho Tornado, que faz pegadinhas com "dialeto da quebrada", já soma mais de 3,4 milhões de seguidores no Instagram após termo ser citado no BBB 24 e participar do programa de Ana Maria Braga.

Toninho Tornado e a briga entre Lucas, Bin Laden e Davi no BBB24: "Vai lá, Calabreso".Créditos: Instagram / Twitter
Escrito en BLOGS el

"Você é fofoqueiro! Vai lá, calabreso!". O termo usado por Davi na acalorada discussão com Lucas e Bin Laden no BBB24 tomou poucos segundos do reality na Globo.

VEJA TAMBÉM:
Calabreso: entenda a polêmica no BBB e saiba o que é o termo

No entanto, foi suficiente para bombar as redes sociais do humorista Toninho Tornado, que se popularizou por abordar pessoas na rua com um "dialeto da quebrada".

Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e morador da periferia de São Paulo, Tornado faz uma espécie de pegadinha nas ruas chamando as pessoas por termos como "Iveto Sangalo", "dipirono", "batalho de rimo", "CNPJoto", entre outros.

A fama repentina levou o humorista a fazer uma participação no programa de Ana Maria Braga, também na Globo, e ajudou a turbinar ainda mais o perfil no Instagram de Tornado, que chegou a 3,4 milhões de seguidores nesta quinta-feira (1º).

Para receber os novos seguidores, Tornado gravou um vídeo listando outros termos que usa em suas esquetes além do já famosos "calabreso".

Entenda

A polêmica teve início quando Davi escutou seu nome sendo mencionado em uma conversa entre Lucas, Wanessa Camargo e Yasmin Brunet, momentos antes da festa desta quarta-feira (31).

O grupo discutia sobre suas escolhas para o VIP caso ganhassem a liderança, expressando desapontamento com o fato de Davi ter obtido a pulseira de privilégios na última competição de eliminação. No entanto, o capoeirista optou por não divulgar o teor da conversa quando questionado e foi conversar com MC Bin Laden. "Não abaixa para ele não. Ele fica chamando os outros de cantinho assim. Por que ele não fala na frente de todo mundo? Devia ter chamado Wanessa e Yasmin", disse o capoeirista.

Logo em seguida, ele se dirigiu ao banheiro, sendo seguido por Davi. Ambos se acusaram mutuamente de manipulação, jogo sujo e trocaram palavras ofensivas. MC Bin Laden foi defender Lucas. Durante o confronto, o motorista de aplicativo se dirigiu ao professor, dizendo: "Você é fofoqueiro! Vai lá, calabreso!".

O que é “Calabreso”?

O termo virou objeto de discussão entre os brothers e as sisters da casa que entenderam a palavra como uma ofensa gordofóbica. "Mas o que significa o termo, calabreso? Não se faz de desentendido... Estão falando que calabreso é chamar a pessoa de gorda" disse Leidy. "É uma resenha que a gente usa lá em Salvador", rebateu Davi.

Ao ser questionado por Wanessa sobre o significado da expressão, Lucas tentou explicar: “É de internet…”. Até que Bin Laden intervém e também tenta explicar: “Está xingando ele [Lucas] porque ele é gordo. Eu recebo o apelido de ‘calabreso’ porque sou gordo, vou logo jogar a real”.

A expressão "Calabreso" foi o assunto mais discutido nas redes sociais durante a madrugada. Gil do Vigor, participante do BBB 21, também comentou a briga e o termo utilizado por Davi. Ele mencionou: "O pior é que eu falava BASCULHO MAS EU REALMENTE NÃO SABIA O QUE SIGNIFICAVA. Ou seja, acredito que ele pode não saber kkkk Vamos pesquisar CALABRESO!", escreveu.

Na realidade, a expressão foi cunhada por Toninho Tornado e recentemente se tornou um meme nas redes sociais. A expressão não é considerada gordofóbica. O ator e humorista ganhou notoriedade ao participar de pegadinhas na televisão, ficando famoso por viralizar ao brincar com a troca de gênero em palavras, como no caso de "calabreso", utilizado para se referir às pessoas. Além de empregar expressões como "mussarelo", "lumbrigo" e diversas outras para provocar e irritar as vítimas de suas brincadeiras.