Para comer 2

Escrito en BLOGS el


Tabbouleh   ?????


Tabbouleh (derivado de tuaabl, árabe para tempero) é um prato que faz parte da Mezze.
De origem muito antiga, sabe-se que era preparado em tempos anteriores ao Califado Omíada e conhecido na Andaluzia e em várias regiões do Mediterrâneo . 

Pode-se afirmar que o tabbuleh é um prato originário da Síria , especificamente de Aleppo ou Damasco, embora se deva dizer que os libaneses são autênticos mestres na arte de sua elaboração. Apesar de ser um prato considerado como entrada, o tabbouleh nao é servido primeiro para depois ser retirado da mesa, mas permanece ali com o objetivo de que o comensal o experimente aos bocados, de vez em quando. É mais um prato que apesar de ter origem na região do Levante, foi adotado e hoje é preparado e apreciado em grande parte dos países árabes e não só.


Ingredientes (rendimento de 4 porções):

- 1 xícara (chá) cheia de trigo em grão ou burghul - Suco de 2 limões médios - 1 maço de salsa (200 g) - 1 maço de hortelã fresca (100 g) - 1/2 kg de tomate - 2 cebolas grandes - Sal a gosto - 1 colher (chá) de mistura em partes iguais de cominho, pimenta-do-reino e canela em pó - 1 xícara (chá) de azeite de oliva virgem


Preparo:

Lavar e escorrer o trigo. Acrescentar o suco de limão e reservar. Lavar, escorrer e picar bem as folhas de salsinha e hortelã Cortar os tomates e as cebolas em quadrados miúdos, quase batidos na faca. 
Mistura- los com o sal e a mistura de cominho, pimenta do reino e canela. Misturar tudo e acrescentar o azeite. Servir o tabule num prato pequeno, individual ou espalhado sobre uma folha grande de alface.